27 DIGITALIZAÇÃO & INDÚSTRIA 4.0 tecnologias. Dentro desta dinâmica, a automatização de processos robóticos e a grande análise de dados estão também a ver elevadas taxas de adoção, refletindo a necessidade de extrair dados de sistemas díspares e ganhar conhecimentos valiosos. O INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA DEVE SER ACOMPANHADO DE UMA ESTRATÉGIA DE DADOS ROBUSTA De acordo com o estudo, 39% das empresas inquiridas já estão a utilizar dados para melhorar a experiência dos clientes e utilizadores. Trinta e cinco por cento utilizam a recolha de dados para orientar os processos de tomada de decisão, outros 35% para assegurar a conformidade regulamentar, 34% para orientar o desenvolvimento do produto e 32% para a análise preditiva ao longo do ciclo de vida do produto. Contudo, a fim de realizar estes objetivos, é necessária uma estratégia de dados que una todos estes fatores. Apesar da vasta quantidade de dados gerados pela IoT, nuvem e 5G, muitos fabricantes não dispõem de estratégias de dados robustas para realizar um valor real. Por exemplo, apenas 39%dos inquiridos estão a utilizar dados para melhorar a experiência do cliente, e menos de umterço está a utilizar a análise da cadeia de abastecimento. Esta é uma situação preocupante, pois sem identificar uma utilização prioritária dos dados, as empresas terão dificuldade em geri-la, estruturá-la e armazená-la. Para além de utilizarem tecnologias inovadoras como a inteligência artificial (IA) e outras formas de automação inteligente, os fabricantes podem também beneficiar da monetização dos dados que geram. Para muitos, o imperativo estratégico é utilizar dados para abrir novos fluxos de receitas através da conceção de capacidades de suporte premium, baseadas em análises preditivas, ou oferecendo serviços de manutenção preditiva, utilização de ativos ou otimização da produtividade aos clientes a um preço premium. NOVA ABORDAGEM AO DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS O inquérito reflete a enorme procura de pessoas com as competências digitais necessárias para o fabrico moderno e, de acordo com os fabricantes, a progressão e promoção na carreira é a melhor forma de reter e alimentar o talento digital num mercado hipercompetitivo. Enquanto 93% dos inquiridos dizem que a construção de talentos é muito importante para o futuro, menos de metade tem estratégias de gestão de talentos em vigor. Sem vias de promoção e formação, os trabalhadores têmmais probabilidades de transferir as suas competências para outros setores. Além disso, os funcionários com competências não estão a ser suficientemente utilizados. Apenas 39% dos inquiridos estão a implementar programas de formação e mentoria. O fabrico é um setor de tecnologia Para se prepararem para o futuro, os fabricantes devem concentrar-se nas estratégias de dados, enriquecendo a experiência do cliente, aumentando a qualificação da mão-de-obra e investindo nos objetivos de sustentabilidade
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