Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Graças ao projeto Lide Multibiosol, foi desenvolvido um novo bioplástico totalmente biodegradável no solo.

A utilização de plásticos biodegradáveis na agricultura

Durante mais de meio século, o plástico foi usado na agricultura para fazer bolsas de acolchoamento e proteção para produtos hortícolas e frutas, ajudando a prevenir o crescimento de ervas daninhas, a proteger as culturas de insetos, a regular o solo, a manter uma temperatura adequada e a reter água e nutrientes. Os filmes agrícolas convencionais são bastante populares devido à sua acessibilidade e facilidade de aplicação, mas, após uma única aplicação, tornam-se resíduos plásticos de remoção e reciclagem dispendiosas. Estes resíduos acabam muitas vezes por ser abandonados, incinerados ou depositados em aterro.

Graças ao projeto Life Multibiosol, foi desenvolvido um novo bioplástico, totalmente biodegradável no solo, evitando a gestão de resíduos e danos ambientais.

Os produtos Multibiosol foram sujeitos a testes no laboratório para verificar a funcionalidade e qualidade do bioplástico, comparando as suas propriedades mecânicas e de permeabilidade com as dos plásticos agrícolas convencionais.

Foi também testada a biodegradabilidade do plástico com vista à obtenção da certificação ‘OK biodegradable soil’. Os ensaios incluíram ainda testes à concentração de metais pesados, sólidos voláteis e ecotoxicidade.

Posteriormente, os produtos Multibiosol foram testados em 3 países, em diferentes culturas. Inicialmente, foram feitos ensaios pré-colheita para validar a qualidade das culturas e dos bioplásticos. Posteriormente, foram realizados testes de validação pós-colheita em culturas hortícolas (acolchoamento) e em frutos (com sacos). Foram realizados ensaios em pequena e grande escala para verificar as mudanças na qualidade do solo e das culturas.

Foram avaliados diferentes parâmetros para verificar o efeito do bioplástico Multibiossol em comparação com os resultados obtidos com os plásticos convencionais. Os ensaios incluíram o controlo:

  • no solo (controlo de infestantes, capacidade fotossintética, eficiência da produção, composição do solo e toxicidade);
  • na produção de culturas (fisiologia das plantas e estado nutricional);
  • e na qualidade comercial (parâmetros físico-químicos, doenças e perturbações pós-colheita, qualidades organoléticas, compostos nutricionais).

Os produtos Multibiosol foram desenvolvidos em três fases correspondentes a testes de demonstração nos campos. A evolução dos resultados de cada teste (2015-2018) ajudou a melhorar a qualidade do produto e a otimizar o processo de produção.

No acolchoamento, as análises do solo indicaram que a concentração de oligoelementos no solo aumentou no final da estação. Registou-se um efeito positivo com o uso de Zinco, Manganês, Ferro e Boro. No entanto, devido aos resultados obtidos no que diz respeito aos requisitos do solo e aos limites de metais pesados no plástico para a certificação de biodegradabilidade, o oligoelemento escolhido para ser adicionado ao bioplástico foi o Boro. No futuro, os bioplásticos Multibiosol poderão ser produzidos de acordo com as especificações e necessidades de cada local de aplicação, oferecendo assim um produto ‘à la carte’.

Imagen
Da análise da biodegradabilidade dos produtos Multibiosol concluiu-se que a percentagem regulamentar (90%) foi atingida no tempo necessário para receber a certificação ‘OK biodegradable soil’ (2 anos).
A tabela a seguir apresenta os resultados de 3 grupos de plásticos biodegradáveis para acolchoamento. Para cada grupo foram testados 3 oligoelementos. As cores indicam o efeito final, mostrando que o bioplástico do grupo B foi o que apresentou os melhores resultados.
Imagen

Por último, foi analisado o custo económico dos bioplásticos e, sim, o custo/kg dos materiais biodegradáveis é superior ao dos plásticos PEBD (convencionais). No entanto, ao considerar o preço de retirada do PEBD (200-400€/ha em média) e os descontos atualmente aplicados aos plásticos biodegradáveis, o custo total (€/ha) da utilização de plásticos biodegradáveis é inferior ao custo da utilização do PEBD. Infelizmente, a lei não obriga nem controla a recolha de plásticos convencionais.

Este projeto foi coordenado pela AITIIP em colaboração com a PCTAD, EEAD-CSIC, Archa, Transfer Consultancy, CAA e GroenCreatie.

REVISTAS

Easy fairs Iberia - PortoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    27/03/2024

  • Newsletter InterPlast

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial