Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
A solução permite reduzir a quantidade de PET utilizado: o peso atual de uma garrafa resistente ao calor (HR) pode ser reduzido em até 30% em comparação com as garrafas PET HR comuns.

Novas oportunidades para o setor de bebidas engarrafadas a quente em garrafas PET

Redação InterPLAST19/08/2019

BoostPRIME é uma solução de embalagem PET, desenvolvida pela Sidel para o enchimento de bebidas a quente, que promete aumentar o valor acrescentado do produto e a margem do embalador, sem comprometer o desempenho da embalagem ou a experiência do consumidor. Esta solução patenteada destina-se ao mercado das garrafas PET simples até 1,2 L, enchidas a uma temperatura entre 85 e 88 °C, para sumos, néctares, refrigerantes, bebidas isotónicas e chás.

Imagen

A solução de embalagem BoostPRIME da Sidel elimina a necessidade de painéis de vácuo restritivos ou da introdução de gás em garrafas PET, normalmente necessárias para que as garrafas resistam a temperaturas de enchimento elevadas. A forma final da garrafa é obtida através da reversão ativa da base e é apoiada por três características principais que têm um impacto mínimo na configuração das linhas de produção de embalagens:

- O design da embalagem requer uma geometria e especificações particulares da base.

- O sistema Base OverStroke System (BOSS) permite a formação mecânica do fundo da garrafa durante o processo de sopro.

- O dispositivo de inversão contribui para este processo básico. Esta etapa ocorre após o enchimento, nivelamento, inclinação e arrefecimento, e antes da rotulagem, e equilibra a pressão negativa produzida pela redução térmica da bebida na garrafa de 85 °C para a temperatura.

Embalagens mais atrativas para se destacarem nas prateleiras

A eliminação das limitações técnicas do vácuo do frasco proporciona total liberdade de formatos e permite obter embalagens PET exclusivos e de alta qualidade. Este recurso cria uma aparência e toque uniformes para recipientes cheios a quente e assepticamente cheios, obtendo uma imagem de marca consistente. Qualquer forma de garrafa emblemática pode ser facilmente adaptada sem afetar a perceção do consumidor. As oportunidades para uma maior visibilidade da marca também aumentam, uma vez que a superfície de rotulagem das garrafas sem painéis de vácuo é mais suave e contribui para uma melhor e mais impactante aparência e sensação. A qualidade da rotulagem, tanto para os rótulos dos cilindros como para as mangas, é significativamente melhorada pela pressão interna do recipiente durante a aplicação.

Imagen

Solução altamente rentável com poupanças significativas

A solução de embalagem BoostPRIME reduz significativamente o consumo de PET: o peso atual de uma garrafa resistente ao calor (HR) pode ser reduzido até 30% em comparação com as garrafas PET HR comuns. Os produtores também economizam nos materiais de rotulagem ao permitir a comutação entre a aplicação de sleeves e rótulos. Todos os parâmetros do processo (pressão do ar de sopro, refrigeração do ar) são otimizados à velocidade mecânica máxima.

Ao investir na solução de uma nova linha PET hot fill para produzir uma garrafa de 1L, os produtores podem obter, num ano, o retorno do investimento, considerando o custo adicional em relação à configuração de uma linha tradicional. Estima-se que, ao passar de garrafas comuns HR com painéis de vácuo decorados com rótulos de mangas para recipientes BoostPRIME leves com rótulos de bobinas, o potencial estimado de clareamento de garrafas é entre três e sete gramas, e o custo dos rótulos é reduzido em dez vezes.

Qualidade superior da garrafa e maior rendimento do recipiente

A solução completa de embalagem garante um processo de sopro muito uniforme e um perfil de base final do frasco, levando a um recipiente de qualidade superior e uma excelente experiência de consumo. Apesar de sua leveza, quando arrefecida, a garrafa mantém sua resistência, pois a pressão interna gerada pela inversão da base reduz o risco de deformação. Graças à maior resistência do recipiente e à superfície mais lisa da parede da garrafa, a qualidade da aplicação do rótulo é particularmente otimizada. Além disso, o grande diâmetro do suporte da base melhora a estabilidade da garrafa ao longo da linha de enchimento e no palete, contribuindo para a eficiência da linha.

Imagen

As primeiras linhas de engarrafamento a quente BoostPRIME já estão em funcionamento no México

A solução de embalagem Sidel Boost PRIME foi validada por um cliente chave no México, onde o fabrico industrial começou com sucesso no início deste ano. Com mais de 50 unidades de referência de inventário em produção, esta empresa de bebidas já alcançou uma economia de cerca de 32% no peso das garrafas. Estas bebidas, que incluem sumos, chás e bebidas isotónicas, são embaladas a quente através de diversas configurações de produção: em linha e fora de linha, com equipamentos de sopro e enchimento da Sidel, novos e pré-existentes, com as máquina de sopro Sidel Individual e Sidel Comby - que integra sopro, enchimento e capsulagem - com as linhas de sopro SBO Universal e SBO Sidel Matrix, com enchimento por contacto e fluxómetro, e com a aplicação de rótulos em bobina e de sleeves. Também é possível produzir garrafas HR standard com ou sem painéis em todas as linhas configuradas para o BoostPRIME, o que aumenta a versatilidade desta solução de embalagem.

Mais informações sobre a Sidel BoostPRIME: sidel.com/en/boostprime.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial