3DZ, S.p.A.
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Design sustentável nas embalagens flexíveis com bocal

04/09/2019

A Dow juntou-se à Menshen, um dos principais fabricantes mundiais de tampas e cápsulas monodose, para lançar uma nova tecnologia de vedação reversível que permite a produção sustentável de embalagem flexíveis monomaterial com bocal. Esta nova tecnologia vem permitir que os transformadores produzam embalagens flexíveis de acordo com os critérios da reciclabilidade, ajudando as marcas a atingir as suas metas de sustentabilidade.

Imagen

“Basicamente, invertemos a ideia de onde e quando o calor deve ser aplicado durante o processo de selagem”, explicou Peter Sandkuehler, responsável global pela tecnologia de aplicações da Dow's Packaging and Specialty Plastics. "Ao transferir o calor da base do bocal diretamente para a camada selante do filme, resolvemos dois desafios ao mesmo tempo: como selar facilmente o bocal numa embalagem flexível monomaterial e como evitar que as nervuras duras do bocal cortem o filme”.

O novo processo foi projetado para vedar facilmente os bocais em estruturas monomaterial mais sensíveis ao calor, produzidas apenas com camadas de polipropileno ou de polietileno. Em vez da tradicional aplicação de calor no exterior da película para derreter a camada de vedação e o bocal, este bico é pré-fundido na sua base antes de ser inserido na embalagem e selado.

“A beleza do processo é a sua simplicidade”, disse Sarah De La Mare, técnica de desenvolvimento de negócios da Menshen. "Na verdade, faz mais sentido aplicar calor por dentro do que por fora, sejam ou não usados monomateriais. Estamos atualmente a trabalhar com vários fabricantes de máquinas para garantir que esta tecnologia possa ser integrada em linhas de produção novas ou pré-existentes".

A inversão do processo de selagem tradicional ajuda a reduzir o calor excessivo aplicado a partir do exterior do filme para selar as camadas internas do filme (de menor densidade) ao bocal (de alta densidade). Ao mesmo tempo, desta forma a estrutura da embalagem fica menos dependente da resistência térmica do filme e evitam-se cortes no interior. O resultado é um bocal bem selado e uma embalagem atrativa.

REVISTAS

Easy fairs Iberia - PortoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    27/03/2024

  • Newsletter InterPlast

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial