Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
A aplicação IML-T Cardboard permite também uma decoração excecional das embalagens

Nova tecnologia Illig desenvolvida a pensar na reciclagem das embalagens compostas

11/10/2019

A Illig Maschinenbau, representada em Portugal pela Folhadela Rebelo, apresenta a inovadora aplicação IML-T Cardboard, uma embalagem combinada de plástico/cartão concebida tendo a reciclagem em mente. Os engenheiros da Illig mantiveram o que era bom, refinaram a tecnologia existente e acrescentaram novas melhorias. Esta aplicação inovadora pode ser produzida nas máquinas IML-T da Illig. A vantagem da embalagem recém-criada reside na redução do plástico e na separação simplificada, essencial para uma reciclagem eficaz.

As paredes interiores da embalagem, em plástico, podem ser facilmente separadas da camada em cartão pelo consumidor
As paredes interiores da embalagem, em plástico, podem ser facilmente separadas da camada em cartão pelo consumidor.

A aplicação IML-T Cardboard pode ser produzida nos sistemas de termoformagem já existentes da Illig com uma unidade IML. Isto significa que os fabricantes de embalagens que já possuem uma linha de máquinas IML-T da Illig podem produzir as novas embalagens sem terem de investir numa nova máquina. Basta terem tanto o molde como o design de embalagem requeridos. A unidade IML, que está ligada à máquina de termoformagem, extrai do carregador os rótulos de cartão com a decoração previamente impressa e coloca-os nas cavidades do molde antes do início do processo de termoformagem. O produto final é uma embalagem com um conceito de design totalmente novo.

Uma outra vantagem da tecnologia IML-T é o facto de permitir utilizar diferentes rótulos previamente impressos para cada cavidade e a alteração da produção também é rápida e fácil. Em combinação com a produtividade elevada que já é habitual nos sistemas de termoformagem da Illig, a produção de embalagens sustentáveis e eficientes em termos de recursos torna-se possível.

Concebido tendo em mente a reciclagem e a sustentabilidade

O especialista líder em sistemas de termoformagem conseguiu, uma vez mais, desenvolver uma solução que satisfaz as mais recentes exigências do mercado para uma solução de economia circular no mais breve prazo possível graças à IML-T Cardboard. No contexto do seu desenvolvimento de embalagens personalizadas de 360°, Pactivity, os peritos na Illig do laboratório de embalagens, de I&D e de engenharia de ferramentas e máquinas uniram-se para criar esta aplicação eficiente em termos de recursos e colocá-la no mercado. O conceito-chave que impulsionou o desenvolvimento desta inovação foi um design ecológico e uma embalagem facilmente reciclável. Com este desenvolvimento, a Illig mantém-se fiel ao seu estatuto de líder em inovação na área da termoformagem.

A tecnologia IML-T permite utilizar diferentes rótulos previamente impressos para cada cavidade do molde de termoformagem...
A tecnologia IML-T permite utilizar diferentes rótulos previamente impressos para cada cavidade do molde de termoformagem.

Bom para o ambiente, o conteúdo e o consumidor

A vantagem das embalagens IML-T Cardboard está no seu interior de plástico de paredes muito finas (menos consumo de material) com uma camada exterior de cartão, o que aumenta a estabilidade da embalagem e garante uma força elevada de carga superior. A embalagem pode ser vedada e o cartão pode ser decorado com rótulos de marketing excecionais em cinco ou mesmo seis lados, com rotulagem em ambos os lados no fundo. Depois de a embalagem cumprir a sua função original, o plástico pode ser facilmente separado do cartão pelo consumidor ou pelo centro de recolha de lixo e os materiais reciclados. Elimina os maiores obstáculos à economia circular, ao simplificar o processo de separação para uma reciclagem fácil. Por outro lado, também promove uma imagem de marca positiva do produto embalado. As marcas regionais, em particular, podem melhorar a sua imagem de marca com este conceito de sustentabilidade.

A aplicação é uma novidade absoluta que terá impacto no mercado das embalagens de termoformagem decoradas, especialmente no segmento de produtos ‘premium’. A aplicação IML-T Cardboard é ideal para embalagens para carne (MAP), embalagens para vegetais, recipientes para gelados e refeições congeladas, assim como embalagens para produtos de charcutaria, produtos lácteos, margarina, queijo creme, patês, compotas, geleias, cereais, alimentos para animais e produtos não alimentares. E é previsível que, no futuro, surjam mais aplicações que utilizem esta nova solução de embalagens para realçar o produto nos pontos de venda – para o bem do ambiente, do conteúdo da embalagem e do consumidor.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial