Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
O stand da empresa (FG04.3) está localizado num espaço exterior, situado junto ao pavilhão 4

Repsol apresenta na K 2019 as suas iniciativas em inovação e economia circular

21/10/2019

A presença da Repsol na feira K 2019, a decorrer em Düsseldorf até ao dia 23 de outubro, destaca as iniciativas e inovações que a empresa tem vindo a desenvolver com vista à construção um mundo mais limpo, com a grande aposta na investigação como via para eliminar os resíduos plásticos em aterro.

Comprometida com a sustentabilidade, a Repsol trabalha em múltiplos projetos para impulsionar a nova economia circular, para aumentar a circularidade dos seus materiais e para conseguir que uma grande quantidade de resíduos plásticos, que atualmente vão para aterro, seja transformada em nova matéria-prima para os seus processos petroquímicos.

Com o projeto Reciclex, a Repsol dá um passo significativo na sua aposta na economia circular, reforçando o compromisso adquirido ao aderir à Circular Plastics Alliance (CPA) da Comissão Europeia para aumentar o volume total de plástico reciclado no mercado comunitário até 10 milhões de toneladas em 2025. Este projeto implica acordos com diferentes membros da cadeia de valor para garantir o fornecimento de materiais homogéneos que permita incorporar material reciclado a aplicações com elevados requisitos técnicos como: tecido não tecido, filme retrátil ou peças para automóvel.

Aposta pioneira na reciclagem química

A Repsol está há algum tempo a trabalhar com diferentes tecnologias e produtos, juntamente com empresas parceiras, para o aproveitamento dos óleos sintéticos que se produzem mediante a reciclagem química de resíduos plásticos não recicláveis de forma mecânica tradicional. Trata-se do projeto Zero através do qual, já em 2015, foi capaz de alimentar de forma experimentar óleo de pirólise no seu complexo de Puertollano, sendo pioneira na utilização à escala industrial de produtos de reciclagem química de plásticos. Isto representa uma oportunidade para oferecer aos seus clientes polímeros baseados na economia circular ‘plastic-to-plastic’, com propriedades equivalentes aos polímeros virgens, como uma solução adicional à problemática de resíduos plásticos em aterro, encerrando o seu ciclo de vida.

Compromisso com programas de sustentabilidade

Por outro lado, a adesão da empresa ao programa ‘Operation Clean Sweep’ (OCS), criado para evitar a perda de pellets no meio marinho, levou à implementação de um plano de ações estratégicas e de investimento, de mais de dois milhões de euros, orientadas para o cumprimento dos objetivos do programa. A Repsol também participa em outras iniciativas nas quais se aposta firmemente em conseguir um planeta mais limpo, como o Compromisso Voluntário ‘Plastics 2030’ da PlasticsEurope, para aumentar a circularidade e a eficiência de recursos.

Novos materiais

Além disso, a empresa tem vindo a apostar na criação de novos materiais mais sustentáveis e eficientes, como os polímeros modificados, para uso como matéria-prima nas diferentes tecnologias de impressão 3D, habilitando um novo método de fabrico para muitos setores, que facilitará a passagem da economia de escala e da produção geograficamente deslocalizada ao fabrico de objetos a pedido no destino.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial