Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Hannover Messe 2020: A transformação digital da logística

30/10/2019

A indústria 4.0 e a digitalização estão a transformar todos os setores da economia, incluindo a logística, onde modelos de fluxo de materiais já testados e comprovados ficam obsoletos à medida que a indústria procura maior flexibilidade e transparência. Durante a Hannover Messe 2020, que irá decorrer de 20 a 24 de abril, visitantes e expositores ficarão a saber o que vai mudar neste setor.

Imagen

A transformação a que assistimos é, na verdade, uma fonte de oportunidades para todos os fornecedores de soluções de logística. Mas, para os grandes players, também acarreta um certo grau de risco, já que muitas startups estão a aparecer no mercado com soluções de TI inteligentes e com todo o tipo de novos produtos e modelos de negócios. “O impacto que o processo de transformação digital terá nas empresas e a dimensão do potencial disruptivo de tudo isto para a logística - estas são as perguntas que serão respondidas durante a Hannover Messe”, disse Onuora Ogbukagu, diretora de Marketing e Comunicação da Deutsche Messe AG, acrescentando que "nenhuma outra plataforma no mundo se compara à Hannover Messe pelo seu foco multissetorial em todos os aspetos da transformação industrial”.

“Sabemos que o mercado está à procura de respostas e orientação, e é nosso dever partilhar a nossa experiência. As novas ideias de hoje estão muito mais orientadas para a tecnologia do que para o hardware, razão pela qual apresentaremos os nossos testemunhos no pavilhão 4, juntamente com outros expositores líderes em tecnologia, em vez de ocuparmos os pavilhões tradicionais de camiões onde estivemos nos últimos anos”, comenta Matthias Fischer, presidente e CEO da Toyota Material Handling Europe.

Na próxima Hannover Messe, cerca de 6.000 empresas de todo o mundo irão apresentar uma vasta gama de produtos e soluções industriais. As inovações em exposição incluirão uma grande variedade de soluções logísticas de múltiplas origens, distribuídas por várias categorias de expositores. Entre os fornecedores destas soluções estarão nomes como Autostore, Hänel, Metalsistim, STILLL, Toyota Materials Handling, Sick, Siemens, SEW, Amazon Web Services, Microsoft, Oracle, PSI, SAP, Software AG e viastore systems. Estes expositores irão destacar os benefícios da digitalização e apresentar soluções para a gestão e controlo digital dos processos logísticos do futuro. A Hannover Messe reservou um espaço comum, mais económico, onde as pequenas empresas de TI também poderão expor as suas soluções, beneficiando do caráter internacional da feira.

No próximo ano, pela primeira vez, a Hannover Messe contará também com uma plataforma de conferências dedicada aos fornecedores de serviços de logística. Organizada em parceria com a revista alemã de logística DVZ, a plataforma será conhecida como CAMP Logistics. Estará localizada no pavilhão 4 e incluirá um fórum de apresentação dedicado onde especialistas do setor discutirão temas atuais, relacionados com a cadeia de abastecimento, tais como blockchain, energia verde, drones, soluções de sensores de baixo custo para armazéns, análise de big data e avaliação de risco, e startups em logística, para citar apenas alguns.

Fórum dedicado ao futuro da logística

Ao longo dos cinco dias da feira, irá decorrer, no pavilhão 2, o Fórum de Logística. Aqui, serão discutidos temas como a economia de plataforma, inteligência artificial, modelos de negócios disruptivos, drones, veículos guiados automatizados e estratégias de logística inovadoras para o comércio. “Muitos dos tópicos a discutir no fórum são relevantes para a indústria em geral, e não apenas para a logística. A economia de plataforma é um desses casos”, disse Ogbukagu. "Muitas PME industriais estão preocupadas com o risco de as soluções de plataforma serem desenvolvidas por fornecedores de fora da sua indústria e, portanto, estão a trabalhar para desenvolver as suas próprias soluções de plataforma”.

Outro tema de relevância para todas as indústrias e, portanto, para todas as áreas da Hannover Messe, é a utilização da inteligência artificial na logística. O potencial é enorme e muitos especialistas acreditam que a logística será a primeira indústria na qual a inteligência artificial conseguirá uma penetração generalizada.

A robótica - no sentido amplo de robôs clássicos, cobots e sistemas de veículos guiados automatizados - é outro fator cada vez mais importante na logística.

E depois, é claro, temos a segurança de dados - uma preocupação primária para todas as empresas envolvidas na cadeia de abastecimento. No cenário de produção atual, os dados têm de ser compartilhados entre fabricantes, fornecedores de logística e clientes finais. Portanto, é vital garantir que os repositórios de dados partilhados sejam padronizados e seguros, para que todas as empresas envolvidas possam ter a garantia de que os seus dados serão usados apenas para os fins autorizados.

No Fórum de Logística, a Deutsche Messe conta com o apoio de parceiros como a Associação Alemã de Logística (BVL), o Instituto Fraunhofer para Fluxo de Materiais e Logística (Fraunhofer IML) e a Federação Alemã de Engenharia (VDMA).

Destaque ainda para a cerimónia de entrega dos prémios IFOY, atribuídos às melhores soluções de intralogística em exposição, que deverá acontecer no dia 20 de abril.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial