Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Durante a Formnext 2019, a empresa exibiu soluções para os setores automóvel, elétrico e eletrónico, e ferroviário.

Clariant apresenta novo material para impressão 3D

29/11/2019

À medida que o fabrico industrial inteligente ganha terreno na produção, juntamente com os campos de personalização e prototipagem já estabelecidos, surgem novas soluções que vêm apoiar este crescimento. A Clariant apresentou na Formnext 2019 um novo material para impressão 3D ignífugo, sem halogéneos, bem como diversas peças impressas para uma ampla gama de aplicações.

A impressão 3D é cada vez mais utilizada para a produção de peças funcionais de utilização final. A Clariant deu prioridade a esta área de aplicação e disponibiliza, agora, um conjunto completo de soluções de impressão 3D, incluindo a impressão e o desenho para suporte da fabricação aditiva.

Na Formnext 2019, a Clariant apresentou, como exemplo de uma aplicação final exigente, um carregador para VE impresso em 3D. (Foto: Clariant)...
Na Formnext 2019, a Clariant apresentou, como exemplo de uma aplicação final exigente, um carregador para VE impresso em 3D. (Foto: Clariant).

David McCann, arquiteto empresarial sénior no negócio de impressão 3D da Clariant, comenta: “Os nossos materiais têm as capacidades que os clientes necessitam para as peças funcionais e a Clariant proporciona o suporte e a experiência necessários para garantir a produção destas peças. Os clientes pretendem materiais certificados, como o nosso novo material que cumpre as normas contra incêndios, fumo e toxicidade, e continuaremos a trabalhar para proporcionar soluções como esta”.

Durante a Formnext, a Clariant teve em exposição uma ampla variedade de materiais e soluções, incluindo:

- Uma mostra das possibilidades de impressão 3D de peças de utilização final exigentes. Destaque para um carregador para um veículo elétrico, impresso em 3D com a poliamida 6, reforçada com 20% de fibra de vidro, da Clariant. Este material de impressão 3D utiliza o retardante de chama Exolit sem halogéneos para alcançar níveis UL 94 V-0 até 0,4 mm e uma temperatura de ignição de fio incandescente de 750 °C com 3,0 mm de espessura.

- Introdução de um novo material de impressão em 3D que cumpre os requisitos de fogo, fumo e toxicidade. O PA6/66-GF20 FR LS que utiliza material ignífugo Exolit cumpre as normas EN 45545-2, NFPA 130 (ASTM E162, ASTM E662) e SMP 800-C. Este material foi concebido especificamente para a impressão em 3D e conta com propriedades mecânicas ideais com uma excelente resistência ao fogo, baixa emissão de fumo e baixa toxicidade. Durante a feira, estiveram em exposição diversos componentes impressos com este material, incluindo peças para carris ferroviários.

- Peças de aplicação final para automóvel produzidas através de impressão 3D. Foram exibidos exemplos de peças de interior e exterior para inspirar os clientes e demonstrar a estética que se pode conseguir. As peças expostas incluíram as produzidas com poliamida 6 reforçada com 20% de fibra de carbono da Clariant, PC+ABS reforçada com 15% de fibra de vidro e poliamida 6 reforçada com 25% de fibra de vidro estabilizada a temperatura.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial