Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
A Isolago participa na iniciativa

Está em marcha um novo projeto para a reciclagem de plásticos de veículos em fim de vida

20/02/2020

O projeto LIFE CIRC-ELV, coordenado pelo instituto Aimplas, vai permitir desenvolver um novo modelo de negócio na União Europeia para a reciclagem dos plásticos que compõem os veículos em fim de vida útil.

Imagen

De acordo com a Diretiva 2000/53/CE relativa aos veículos em fim de vida útil, até 2020 deverá ser alcançada uma taxa de reutilização e valorização de, pelo menos, 95% do peso do veículo. Tendo em conta que, atualmente, cerca de 20% do peso do veículo é composto por componentes plásticos, a recuperação e valorização dos diferentes materiais plásticos que compõem um automóvel assume um papel primordial.

Atualmente, o tratamento de Veículos em Fim de Vida (VFV) compete aos Centros de Tratamento Autorizados (CTA), que realizam apenas as tarefas de descontaminação. Posteriormente, é efetuada uma seleção dos materiais de interesse. Neste processo, alguns plásticos que poderiam ser reciclados acabam por ser excluídos do circuito.

O projeto LIFE CIRC-ELV, coordenado pelo instituto tecnológico Aimplas (Valência, Espanha), nasceu com o objetivo de implementar uma nova cadeia de valor na Europa, que seja técnica e economicamente viável. O projeto prevê que estes centros passem a separar os depósitos fabricados em polietileno de alta densidade e os para-choques de polipropileno, ambos materiais de grande interesse para a indústria. Após a separação inicial, é efetuado um pré-tratamento que permite obter um material reciclado para a fabricação de tubos, por um lado, e um composto reciclado para a produção de novos componentes automóveis, tais como cavas de rodas, por outro.

O projeto prevê a obtenção de 12 toneladas de plástico reciclado por cada mil veículos. Com a implementação deste procedimento, prevê-se uma redução da pegada de carbono de cerca de 75%.

Além de coordenar o projeto, o instituto Aimplas deverá desenvolver o método de pré-tratamento a aplicar aos plásticos separados antes do processo de compounding. Além disso, será responsável pela análise dos impactos ambientais ao longo de todo o ciclo de vida.

O projeto LIFE CIRC-ELV conta com a participação de outros cinco parceiros: a empresa portuguesa Isolago, as espanholas Desguaces Cortés, Sigit e Sigrauto, e a francesa Indra.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial