Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Novo estudo revela que a recolha, conceção para a reciclagem e incorporação de reciclado em novos produtos são os principais vetores

Quais os próximos passos para aumentar a reciclagem das embalagens flexíveis?

10/07/2020

Os números da reciclagem de embalagens de plástico flexíveis podem vir a triplicar durante a próxima década, contribuindo assim para a concretização dos objetivos de reciclagem da União Europeia. No entanto, para que tal aconteça, é necessário ultrapassar obstáculos que dificultam a reciclagem, tais como a utilização de multimateriais e de multicamadas.

Um estudo realizado pela consultora inglesa Eunomia para a Plastics Recyclers Europe (PRE) demonstra que, todos os anos, são colocados no mercado da UE um total de 15 Mt de filmes flexíveis, dos quais 9 Mt são de polietileno (PE). Destes, apenas 23% são reciclados, o que revela muito espaço para melhorias. Especificamente, o estudo indica que deve ser melhor aproveitado o fluxo doméstico, que representa atualmente cerca de 40% de todos os resíduos de filme de polietileno produzidos na EU (cerca de 63% do filme produzido na Europa é utilizado em aplicações de embalagem).

Principais aplicações de filme flexível de polietileno. Fonte: Plastics Recyclers Europe (PRE)
Principais aplicações de filme flexível de polietileno. Fonte: Plastics Recyclers Europe (PRE)

São necessários grandes investimentos em capacidade e tecnologia para aumentar a reciclagem destes resíduos. Neste sentido, devem de ser trabalhados, em paralelo, aspetos como o aumento da recolha seletiva e da qualidade dos resíduos triados, e a reciclabilidade dos materiais. Na conceção para a reciclagem, as multicamadas, por exemplo, são apenas um dos aspetos que influenciam a qualidade do reciclado.

Os mercados finais são igualmente importantes. “As aplicações topo de gama para rPE continuam largamente sub-exploradas”, comentou Ton Emans, presidente da PRE, acrescentando que “hoje em dia, apenas cerca de 13% das embalagens flexíveis de PE recicladas são utilizadas em aplicações similares (film-to-film)”. Esta tendência é confirmada no estudo: existe potencial para aumentar substancialmente a utilização de conteúdo reciclado na maioria dos principais setores do mercado de filme.

As embalagens flexíveis de polipropileno (PP), com um mercado de cerca de 2,5 Mt, foram identificadas no estudo como tendo um fluxo de reciclagem igualmente muito abaixo do que seria possível. O relatório salienta que, atualmente, boa parte dos filmes flexíveis de PP não são triados nas estações de separação de resíduos, pelo que é necessário desenvolver vias viáveis de triagem e reciclagem.

Com a procura de embalagens flexíveis a crescer na Europa, os decisores políticos e a indústria devem continuar a trabalhar lado a lado para aumentar a sua circularidade.

O estudo ‘Flexible Films Market In Europe - State of Play’ está disponível para download neste link.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial