3DZ, S.p.A.
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Do lixo aos produtos de valor acrescentado através da inovação e em defesa da economia circular

Fibrenamics Green: o projeto português que impulsiona a Economia Circular

Redação Induglobal

14/10/2020

Plataforma Portuguesa Fibrenamics Green entre os finalistas aos Prémios REGIOSTARS 2020 da Comissão Europeia. Projeto português inovador impulsiona economia circular através da transformação pioneira de resíduos industriais em produtos de valor acrescentado.

Raul Fangueiro, Professor da Universidade do Minho e Coordenador da Fibrenamics Green
Raul Fangueiro, Professor da Universidade do Minho e Coordenador da Fibrenamics Green.

O projeto da política de coesão da UE e plataforma internacional Fibrenamics Green, criada em parceria pela Universidade do Minho e pelo Centro de Valorização de Resíduos de Guimarães, está entre os 25 finalistas aos prémios REGIOSTARS 2020 da Comissão Europeia, concorrendo na categoria 'Crescimento Sustentável: economia circular para uma Europa Verde'.

Os vencedores dos REGIOSTARS 2020 serão conhecidos a 14 de outubro, em Bruxelas, durante a European Week of Regions and Cities.

A Fibrenamics Green foi criada como uma resposta aos milhões de toneladas de resíduos industriais que a União Europeia produz anualmente e que são considerados lixo.

A plataforma impulsiona a conversão destes resíduos em produtos inovadores de elevado valor acrescentado, por incorporação de ciência, tecnologia e design, contribuindo igualmente para a responsabilização/consciencialização do produtor através da articulação efetiva entre produção e inovação/investigação.

Esta plataforma colaborativa reúne 20 investigadores, mais de 100 agentes empresariais parceiros, um Green Think Tank composto por 80 designers, criou 7 concursos de criatividade, apresentou 150 candidaturas a vários concursos, foi responsável pela exposição de 5 obras de arte produzidas com resíduos, e já envolveu + 500 participantes em ações de demonstração de tecnologias.

“O mote do projeto Fibrenamics Green diz tudo: do lixo para o mercado através do conhecimento. Resume muito bem o que a Comissão Europeia vê como caminho a fazer para a sociedade que queremos: mais justa, mais respeitadora do ambiente, mais digital e resiliente. Exemplos como este provam que é possível ter uma economia que equilibra a sustentabilidade com a viabilidade económica: este é o ponto de partida para uma sociedade baseada na economia circular Portugal tem tido constantemente finalistas e vencedores nas várias edições no REGIOSTARS, o prémio da Comissão Europeia para projetos de desenvolvimento regional financiados pela UE. É uma prova viva de como os fundos europeus têm impacto real nas nossas comunidades e de como os portugueses sabem aplicar estas oportunidades e o seu talento em projetos inovadores”, refere Sofia Colares Alves, Representante da Comissão Europeia em Portugal.

“A Fibrenamics Green converte resíduos industriais – considerados lixo, em produtos de elevado valor acrescentado através da incorporação de ciência, tecnologia e design, constituindo-se como uma plataforma colaborativa entre universidades, empresas, investigadores e designers. O nosso trabalho só é possível graças ao apoio da União Europeia”, afirma Raul Fangueiro, Professor da Universidade do Minho e Coordenador da Fibrenamics Green.

O projeto já originou 2 spin offs: a SlateTec, que se dedica à produção de ecocompósitos, criada pela empresa Lousas de Valongo, para a valorização de resíduos produzidos na extração da ardósia; e a Givaware, que se dedica ao desenvolvimento de produtos, utilizando novos materiais sustentáveis de acordo com os princípios da economia circular.

Adicionalmente, e face à necessidade de implementação de modelos de circularidade em empresas industriais produtoras de resíduos, a Fibrenamics Green tem neste momento vários projetos one-to-one (Fibrenamics/Empresa) em curso com a captação de 2,5 milhões de euros para I&D. Graças ao modelo integrador de diferentes competências que tem obtido com excelentes resultados, o projeto já foi replicado na Região Autónoma dos Açores, com diversas ações em curso que integram os resíduos produzidos nesta região (madeira, leite, basalto, folhas de ananás) e as competências das empresas locais.

A European Commission Directorate General for Regional & Urban policy (DG REGIO) e os REGIOSTARS 2020

A DG REGIO é responsável pela política da Comissão Europeia para o desenvolvimento territorial e sócio económico das regiões e das cidades. A Comissão Europeia atribui anualmente estes prémios a projetos financiados pela política de coesão da UE e que demonstrem excelência e novas abordagens no âmbito do desenvolvimento regional.

Com o objetivo de inspirar outras regiões e gestores de projetos em toda a Europa, os projetos participantes estão em destaque nas atividades de comunicação a nível europeu.

Os Prémios REGIOSTARS são atribuídos a projetos em cinco categorias temáticas (crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, desenvolvimento urbano e um tema do ano).

Em 2020, os Prémios REGIOSTARS centram-se em cinco domínios fundamentais para o futuro da política regional da UE:

• Transição industrial para uma Europa inteligente,

• Economia circular para uma Europa verde,

• Competências e educação para uma Europa digital,

• Envolvimento dos cidadãos para cidades europeias coesas,

• Capacitação dos jovens para a cooperação além-fronteiras - 30 anos de Interreg.

Mais informação sobre o apoio da UE a Portugal está disponível aqui.

A Fibrenamics Green

A Fibrenamics Green – plataforma de desenvolvimento de produtos inovadores com base em resíduos é um projeto de inovação sustentável que visa a incorporação e valorização de resíduos provenientes de várias indústrias para o desenvolvimento de produtos inovadores.

A Fibrenamics Green está a ser desenvolvida pela Plataforma Internacional Fibrenamics da Universidade do Minho, em parceria com o Centro para a Valorização de Resíduos, com a missão principal da valorização de resíduos como fonte de criação de valor para o desenvolvimento de produto através da incorporação do design, engenharia e criatividade, resultantes do envolvimento e das sinergias universidade-empresa.

REVISTAS

Siga-nosEasy fairs Iberia - Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    27/03/2024

  • Newsletter InterPlast

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial