3DZ, S.p.A.
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Extrusora MRSjump: reciclagem ‘tray-to-tray’ numa única etapa

25/11/2020
Quando falamos de economia circular, falamos da reutilização do reciclado proveniente de determinado produto para fabricar um novo produto idêntico. Hoje em dia, a maior parte do PET pós-consumo utilizado, por exemplo, na produção de bandejas para alimentos, provém de garrafas PET e tende a escassear. Daí a relevância de se implementarem processos de reciclagem bandeja a bandeja (ou ‘tray-to-tray’, na expressão em inglês).
Imagen

No entanto, o uso de bandejas pós-consumo na produção de novas embalagens de alimentos impõe elevadas exigências ao processo de extrusão de folhas PET:

  • Processamento constante mesmo com grande flutuação na qualidade do produto moído oriundo de bandejas.
  • Processamento de produto moído de bandejas, mesmo com conteúdo de polímero estranho, pois é difícil garantir a exclusão completa especialmente com camadas de coextrusão
  • Manutenção ou elevação da viscosidade, já que as viscosidades iniciais do produto triturado são relativamente baixas.
  • Descontaminação eficiente da massa e, com isto uma conformidade para contacto com alimentos (por exemplo FDA, EFSA, ANVISA) para estruturas em monocamada.
  • Limpeza eficaz do plástico fundido com simultâneo processamento suave, de modo que as propriedades óticas e mecânicas da lâmina sejam mantidas com excelente qualidade do produto final assegurada.
Linha de produção de laminas Gneuss bandeja a bandeja com a extrusora Gneuss MRSjump
Linha de produção de laminas Gneuss bandeja a bandeja com a extrusora Gneuss MRSjump

Para este exigente processo de reciclagem de bandejas, a Gneuss desenvolveu a inovadora extrusora MRSjump que combina o alto desempenho de descontaminação da extrusora degasificadora MRS, já há muito consagrada, com a geração de viscosidade em apenas uma etapa de processo:

  • O processo de extrusão do MRSjump não requer qualquer pré- ou pós-tratamento do material de entrada, como cristalização ou pré-secagem do material reciclado ou ainda incrementar o IV através de Policondensação de Estado Sólido (SSP).
  • A alta eficiência de degasificação da extrusora MRSjump permite atender às exigências do EFSA e FDA sem etapas demoradas e dispendiosas de tratamento de material anterior ou posterior a extrusão
  • A simples configuração do sistema de extrusão direta MRSjump evita a ligação de diferentes processos anteriores ou posteriores e os problemas de interface associados.
  • Graças à curta cadeia de processo, a massa é processada em curto e definido espaço de tempo. A tensão térmica e mecânica sobre o material é mantida baixa, resultando em excelentes propriedades mecânicas e óticas da embalagem.
  • O projeto extremamente compacto da linha de extrusão MRSjump requer muito pouco espaço, baixo consumo de energia e manutenção reduzida em comparação com as outras soluções no mercado.
  • A extrusora MRSjump processa uma ampla gama de materiais de entrada, desde bandejas mono e multicamadas até combinações de materiais que tendem a formar aglomerados durante o pré-tratamento térmico (tais como material triturado feito de PET/PE, GAG, e alguns copolímeros).
  • Em combinação com a tecnologia de filtração rotativa, é garantida uma alta pureza da massa.
  • Adicionalmente, a garantia de qualidade é obtida por sistemas opcionais em linha para o registo da viscosidade de massa e de propriedades óticas (medição de cor e transparência).
Rosca extrusora MRS com secção multi-rotacional para eficiente degasificação e descontaminação
Rosca extrusora MRS com secção multi-rotacional para eficiente degasificação e descontaminação.

Com a inovadora extrusora MRSjump, a Gneuss oferece uma solução otimamente adequada à reciclagem de material pós-consumo bandeja a bandeja, e atende plenamente a todas as exigências das modernas embalagens de alimentos. Pela primeira vez, com a extrusora MRSjump, a reciclagem e a descontaminação são possíveis através de uma simples etapa de extrusão sem necessidade de tratamento do material antes ou depois. Isto abre novas possibilidades para a reciclagem de embalagens moídas.

REVISTAS

Easy fairs Iberia - PortoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    27/03/2024

  • Newsletter InterPlast

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial