Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Acordo prevê a construção de uma unidade de coprodução de óxido de propileno e de monómero de estireno, bem como duas unidades para polióis flexíveis e poliméricos

Repsol assina novo acordo de licença para tecnologia PO/SM e polióis na China

22/02/2021

A Repsol anunciou um novo acordo de licenciamento de tecnologia. Desta vez, a petrolífera espanhola irá licenciar a sua tecnologia PO/SM e polióis para construir três unidades na província de Jiangsu, na China. O acordo inclui uma unidade de 200.000 toneladas/ano de óxido de propileno (PO) e 450.000 toneladas/ano de monómero de estireno (SM) e duas unidades com uma capacidade de produção agregada de 125.000 toneladas/ano tanto de polióis poliéteres flexíveis (PPG) e de polímeros (POP).

Além disso, a empresa pretende continuar a colaborar com este licenciado em iniciativas adicionais para reforçar o posicionamento da Repsol no mercado chinês.

A Repsol possui tecnologia de ponta na produção de óxido de propileno, estireno e polióis. Este acordo soma-se a três acordos de licenciamento de tecnologia anteriores na China, que existem desde 2013.

Fábrica de coprodução PO/SM da Repsol em Puertollano, Espanha
Fábrica de coprodução PO/SM da Repsol em Puertollano, Espanha.

A Repsol construiu a sua primeira unidade de óxido de propileno/ monómero de estireno (PO/SM) e a primeira unidade de poliol em Puertollano, Espanha, no início dos anos 70. Esta unidade de coprodução PO/SM foi a primeira construída no mundo. Mais tarde, no início dos anos 2000, a Repsol construiu uma segunda unidade de PO/SM, que duplicou a capacidade da instalação original, e uma unidade adicional de polióis, ambas em Tarragona. A capacidade de inovação da Repsol é construída com base na especialização e experiência adquirida no Repsol Technology Lab, um exemplo de um dos modelos privados de I&D mais vanguardistas em Espanha e um dos maiores da Europa. Esta experiência soma-se ao desenvolvimento e crescimento contínuo levado a cabo em todos os complexos industriais da empresa. Todos os pontos mencionados permitiram ao processo de coprodução Repsol PO/SM tornar-se numa referência internacional, agora reforçada por este novo acordo.

Óxido de propileno e monómero de estireno são matérias-primas para produtos como polióis, glicóis, poli-estireno, poliestireno expandido (EPS), acrilonitrilo butadieno-estireno (ABS), e borracha sintética. Estes produtos são utilizados em objetos do quotidiano que têm como objetivo melhorar a qualidade de vida, tais como cosméticos e produtos de higiene pessoal, elementos de conforto habitacional, tais como isolamento e materiais de cobertura que contribuem para a sustentabilidade através da eficiência energética, ou peças de automóveis que reforçam a segurança.

Da mesma forma, os polióis poliéteres têm várias aplicações em muitos aspetos da vida quotidiana, tais como espumas flexíveis para várias aplicações de conforto, principalmente colchões e sofás, assentos de automóveis, encostos de cabeça, peças de absorção de som, entre outros, e para a indústria automóvel, tais como elastómeros de poliuretano sólido, elastómeros e vedantes de poliuretano para preenchimento e poliuretano para revestimentos e vernizes de superfície.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial