Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Aimplas organiza a primeira conferência internacional sobre aplicação de agentes biocidas na indústria de plásticos

14/06/2021

A Aimplas está a organizar a primeira edição de uma conferência internacional sobre tendências e oportunidades para os agentes biocidas no setor dos plásticos. O evento, que terá lugar no dia 29 de junho, terá um formato online e contará com a presença de cerca de vinte peritos na matéria.

Imagen

O objetivo do evento é aproximar as empresas das oportunidades que os biocidas podem oferecer no seu setor, mostrar as principais tendências, aspetos regulamentares e novas soluções que têm surgido no mercado. Além disso, será abordada a importância da seleção adequada de diferentes substâncias e serão apresentados exemplos de produtos que incorporaram agentes antimicrobianos como um valor acrescentado.

O dia começará com uma apresentação de Ludovico Agostinis, investigador de Aimplas, sobre soluções biocidas no setor dos plásticos: necessidades e estratégias, e continuará com uma apresentação sobre a definição, tipos, classificação e requisitos para a comercialização dos diferentes agentes biocidas por Lidia Ferrer, da Conselleria de Sanitat Universal i Salut Pública. A seguir, Rafael Sanjuán, da Universidade de Valência, apresentará uma avaliação da atividade antiviral na cultura celular. Posteriormente, será a vez de Roberto Spogli, da Prolabin & Tefarm, que falará de produtos antimicrobianos altamente resistentes ao calor e facilmente dispersáveis para formulações inovadoras de polímeros e revestimentos.

O segundo bloco começará com as necessidades na área da saúde de materiais antimicrobianos e a sua validação, um tópico que será abordado por Héctor Martínez, de IIs La Fe. Depois, Balogova Alena, da Chemosfit Fibro Chem, falará de fios de polipropileno antivirais e antimicrobianos e de têxteis reutilizáveis em medicina. Patricia Martorell, da ADM Biopolis, dará uma palestra sobre a avaliação dos antimicrobianos no modelo pré-clínico de Caenorhabditis elegans. A seguir, Antonio Hostalet, da Clínica TAYG, falará sobre doenças nosocomiais, espaços limpos e armazenamento de bactérias. O bloco será fechado por Maria Kovacova, do Instituto de Polímeros de Bratislava, que explicará como podemos alcançar o efeito antibacteriano dos nanocompósitos de polímeros utilizando a luz.

O terceiro bloco começará com Emma Talón, da Bionicia, que falará sobre produtos antimicrobianos. Em seguida, outra oradora da Universidade de Valência, Pilar Domingo-Calap, dará uma palestra sobre bacteriófagos: uma abordagem promissora contra as bactérias patogénicas, enquanto Fernando Lorenzo, de Betelgueux, falará sobre as tendências de desinfeção na indústria alimentar e o quadro regulamentar. Os antimicrobianos de base biológica serão abordados por Matej-Bracic, da Universidade de Maribor, e Erick Danilo Tello Rendón, da Ancor Technologies, fará uma apresentação sobre os masterbatches antimicrobianos.

O quarto e último bloco será aberto por María Cecilia Giron, da Universidade de Pádua, que falará dos antimicrobianos como amigos e inimigos da saúde humana. A seguir, será a vez de George Kiriakidis, da PCN Materials, cuja palestra tratará de materiais biocidas fotocatalíticos eficazes baseados em TiO2 modificado, enquanto Eladio Gómez, da Vesimin, dará uma palestra intitulada Biofilmes, VBNC's, e, finalmente, Marilyn Bruno, da Aequor, abordará o tema dos agentes antimicrobianos e do antibiofilme de base biológica.

Este evento é patrocinado pela Microban, um especialista global em tecnologias antimicrobianas e soluções de controlo de odores.

REVISTAS

Easy fairs Iberia - PortoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    03/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial