3DZ, S.p.A.
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
O Prémio Fraunhofer Purity Technology foi atribuído ao sistema de fornecimento de energia isento de partículas e compacto e-skin flat

Calha modular para salas limpas da igus contemplada com prémio REINER!

16/07/2021

Os ambientes de produção de elevada pureza garantem o correto funcionamento de componentes eletrónicos. Para que os fabricantes possam produzir em salas limpas, são necessários elementos de máquinas que não criem partículas. Todos os anos, o Instituto Fraunhofer homenageia os produtos mais inovadores com um prémio ‘REINER!’. Este ano, o 2º lugar foi atribuído à calha articulada e-skin flat da igus. A alternativa às correias planas é compacta, modular e tem a classe 1 para salas limpas. Os cabos podem ser facilmente inseridos na calha articulada utilizando o fecho e podem ser rapidamente substituídos em caso de manutenção.

Imagen

Microchips, ecrãs planos, implantes, produtos farmacêuticos ou micro e nano produtos seriam impensáveis sem ambientes de produção de elevada pureza. Os ICs de memória são extremamente procurados, especialmente em escritórios domésticos, em infra-estruturas de empresas de TI e em eletrónica médica.

Ao mesmo tempo, os fabricantes estão à procura de máquinas e sistemas que funcionem de forma rápida e segura para responder à crescente procura de semicondutores. Um dos maiores desafios aqui é o das partículas que se destacam dos elementos das máquinas e que contaminam o ambiente. Como tal, são necessárias novas soluções que tornem os processos de produção económicos, mesmo sob elevados requisitos de segurança e higiene.

Para honrar estes novos desenvolvimentos, a Fraunhofer IPA anuncia o Prémio Fraunhofer Purity Technology REINER! de dois em dois anos. O prémio foi agora entregue à igus pelo desenvolvimento do sistema de fornecimento de energia e-skin flat como parte do Digital 365 Cleanroom Process. A especialista em motion plastics ficou em 2º lugar.

e-skin flat: sistema de guiamento de cabos modular e compacto

O e-skin flat é um sistema modular de guiamento de cabos em polímero de elevada performance, que quase não apresenta desgaste visível e é resistente ao desgaste. O sistema de calha pode ser facilmente ampliado com os chamados perfis de “câmara individual”. Um sistema de fecho permite a fácil substituição dos cabos. Em combinação com os cabos condutores CFCLEAN para a transmissão de energia, comando, sinais bus e Ethernet, o utilizador recebe um sistema de calha pronto a ligar.

Os testes realizados pelo Instituto Fraunhofer de Engenharia de Fabrico e Automação IPA mostraram que o sistema atinge a Classe 1 de acordo com a norma ISO 14644. Isso significa que a e-skin flat cumpre os mais rígidos requisitos para salas limpas. A gama de sistemas de calhas articuladas isentos de partículas da igus está em produção desde 2003.

Desde o ano passado, a empresa também tem vindo a operar um laboratório de sala limpa para desenvolvimento interno, que foi instalado na sede em Colónia, em cooperação com o Instituto Fraunhofer. Neste laboratório, a igus testa a sua e-skin flat, bem como outros motion plastics, como cabos elétricos e casquilhos deslizantes autolubrificados.

Pode encontrar mais informações sobre a e-skin flat em: https://www.igus.pt/info/e-skin-flat

REVISTAS

Siga-nosEasy fairs Iberia - Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    27/03/2024

  • Newsletter InterPlast

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial