Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Tecnologia eficiente de moldes cúbicos até para um reduzido número de unidades

Allrounder Cube 1800: a nova máquina de moldes cúbicos compacta da Arburg

Redação Induglobal06/09/2021

A inovadora tecnologia de cubos está a reduzir significativamente o tempo de ciclo. Até agora, a série de máquinas híbridas adaptadas aos moldes cúbicos da Arburg estava destinada, principalmente, à produção de grandes volumes na indústria de embalagem. Entretanto, o âmbito de aplicação dos moldes cúbicos foi ampliado para abranger a produção de peças técnicas. A nova Allrounder Cube 1800, com uma força de fecho de 1800 kN, é a resposta ideal a esta tendência. Com o seu cubo compacto, esta máquina completa a carteira de produtos no extremo inferior da gama. É capaz de reduzir significativamente os custos unitários, mesmo quando se produzem baixos volumes de peças. O seu potencial pode ser ilustrado com o exemplo de um produto de cuidado pessoal bi-componente.

Apesar dos elevados custos de investimento em moldes, a inovadora tecnologia de cubos é rapidamente amortizada. Isto deve-se ao facto de permitir melhorar significativamente a produtividade e de o poder fazer em muitas indústrias diferentes. A compacta Allrounder Cube 1800 é especialmente adequada para a produção rentável de, por exemplo, produtos técnicos e médicos, assim como para produtos de cuidado pessoal.

A Allrounder Cube 1800 híbrida com molde cúbico compacto consegue mais do dobro da quantidade de produção que uma máquina convencional do mesmo...
A Allrounder Cube 1800 híbrida com molde cúbico compacto consegue mais do dobro da quantidade de produção que uma máquina convencional do mesmo tamanho com molde rotativo.

Allrounder Cube 1800 - compacta e eficiente

A Allrounder Cube 1800 híbrida tem uma força de fecho de 1800 kN e uma distância entre colunas de 570 x 570 mm. Pode ser equipada com unidades de injeção horizontais nos tamanhos 400 a 1300 e unidades de injeção móveis nos tamanhos 70 a 800. No seu núcleo encontra-se um cubo compacto da empresa Foboha, ao qual se pode aceder facilmente a partir de cima. A rotação do cubo é acionada de forma servoelétrica e o movimento horizontal é baseado em mecanismos de cremalheira.

Equipada com um molde de 8+8 cavidades, por exemplo, a Allrounder Cube 1800 é capaz de produzir mais do dobro da quantidade de produção de uma Allrounder de tamanho convencional 570 com um molde rotativo de 4+4 cavidades que trabalha com a mesma superfície de montagem do molde. Ou o mesmo rendimento que pelo menos duas Allrounder com uma distância entre colunas comparável ou uma máquina de moldagem por injeção três números maior, o que reduz drasticamente a superfície de instalação.

O núcleo da máquina de cubos é um cubo compacto, concebido pelo nosso parceiro Foboha, ao qual se pode aceder facilmente a partir de cima...
O núcleo da máquina de cubos é um cubo compacto, concebido pelo nosso parceiro Foboha, ao qual se pode aceder facilmente a partir de cima. A rotação do cubo é acionada de forma servoelétrica e o movimento horizontal é baseado em mecanismos de cremalheira.

Aplicação ‘personal care’

Uma Allrounder Cube 1800 com duas unidades de injeção de tamanho 400 e 170 revela um exemplo de aplicação no âmbito do cuidado pessoal com um molde piloto de 4 cavidades, da Foboha: cada unidade de injeção pode produzir quatro tampões de fecho bicromatados de PP reciclado quimicamente da Borealis num tempo de ciclo de 8,7 segundos. Na estação 1 injetam-se quatro armações de 0,85 g cada uma. Após rodar 90 graus sobre o lado passivo do cubo, as peças pré-moldadas arrefecem na estação 2. Após uma segunda rotação, injeta-se o segundo componente (2,10 g) na estação 3. Por último, as peças finalizadas retiram-se automaticamente na estação 4, também sem afetar a duração do ciclo.

No exemplo de aplicação é utilizado um robô de seis eixos totalmente integrado no controlo da máquina. O sistema robótico deposita as peças finalizadas num tapete transportador. A peças defeituosas são identificadas pelo controlador e retiradas pelo sistema robótico. As amostras de teste podem ser retiradas com a simples pressão de um botão e ser depositadas em bandejas de controlo de qualidade ao lado do cubo para a posterior inspeção visual.

Máquinas de cubos: ciclos curtos e elevada produtividade

A série híbrida Allrounder Cube combina velocidade e precisão com fiabilidade e eficiência energética. As máquinas estão disponíveis com forças de fecho de 1800, 2900 e 4600 kN. A moldagem por injeção em duas linhas de partição de moldes sequenciais tem lugar ao mesmo tempo que o arrefecimento e a extração. O simples facto de utilizar as faces passivas do cubo como estação de refrigeração pode reduzir o tempo de refrigeração em 30%.

Outros processos que não afetam o tempo de ciclo (como por exemplo, o carregamento de insertos, o desenroscamento, a montagem de componentes individuais, as verificações integradas e a retirada automatizada de peças) permitem aumentar a rentabilidade para além das aplicações convencionais de enchimento em queda livre. Em algumas circunstâncias, uma Allrounder Cube pode substituir várias máquinas de moldagem por injeção convencionais e reduzir o espaço ocupado até 75%. A sua necessidade de energia é até 45% menor comparativamente às máquinas Cube convencionais.

Estreita colaboração entre a Arburg e a Foboha

Em matéria de tecnologia de cubos, a Arburg trabalha em estreita colaboração com a Foboha, uma empresa especializada em moldes, com sede em Haslach, na Alemanha. Em combinação com um controlador de máquina “inteligente”, a modularidade da série Allrounder Cube oferece elevados níveis de flexibilidade e pode adaptar-se perfeitamente à tecnologia do molde. Os sistemas robóticos, que se utilizam cada vez mais, também podem ser integrados no controlador. Na Arburg existe uma equipa interdisciplinar dedicada aos cubos formada por colegas da tecnologia de aplicação, das vendas e da automatização, a fim de se conseguirem objetivos muito específicos na disponibilização de todos os aspetos do cubo. Isto significa que os clientes interessados na tecnologia de moldes cúbicos podem obter soluções completas, à medida, de um único fornecedor. Entre elas incluem-se projetos especiais, como a tecnologia de cubos invertidos com metades de cubos que giram em sentido contrário e máquinas de cubos para peças moldadas por injeção de três componentes.

Nesta inovadora tecnologia de moldes cúbicos, a moldagem por injeção da peça pré-moldada e da peça acabada, assim como o arrefecimento e a extração...
Nesta inovadora tecnologia de moldes cúbicos, a moldagem por injeção da peça pré-moldada e da peça acabada, assim como o arrefecimento e a extração, ocorrem simultaneamente. O simples facto de utilizar as faces passivas do cubo como estação de refrigeração pode reduzir o tempo de arrefecimento em 30%.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial