Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

No programa 'chainge', as calhas articuladas são recuperadas e recicladas independentemente do fabricante

Programa da igus para a reciclagem de calhas articuladas ganha velocidade

05/01/2022

Os componentes para máquinas fabricados em plástico há muito que se tornaram indispensáveis na indústria. Por isso, é natural perguntar qual será a situação de reciclagem no final da sua duração de vida. Uma resposta possível é dada pela igus, especialista em motion plastics. No programa de reciclagem de calhas articuladas, os clientes podem enviar as calhas articuladas que já não utilizam à igus para reciclar e, em troca, recebem um vale no valor do material enviado, independentemente do fabricante das calhas articuladas. Uma das empresas que experimentou o programa chainge foi o fabricante de máquinas Busch Microsystems.

É tempo de mudar: No programa de reciclagem da igus, as calhas articuladas são recuperadas e recicladas independentemente do fabricante...
É tempo de mudar: No programa de reciclagem da igus, as calhas articuladas são recuperadas e recicladas independentemente do fabricante. (Fonte: igus GmbH)

"É uma situação vantajosa para todos, quer para o ambiente quer para nós como empresa", afirma Dominik Benz da Busch Microsystems Consult GmbH. O diretor de projeto do fabricante de máquinas de Langenlonsheim foi confrontado com a situação de um cliente não poder aceitar um sistema de módulos lineares multiaxial com 3 eixos, recentemente desenvolvido e já construído. No final, teve de ser desmontado. E as calhas articuladas, que pesavam um total de 400 quilos, deixaram subitamente de ser necessárias. Então, onde é que se devem eliminar as calhas articuladas? “O nosso consultor da igus apresentou-nos o programa de reciclagem chainge da igus, que recicla calhas articuladas instaladas”, recorda Dominik Benz. “Os meus colegas e eu ficamos de imediato interessado no programa”.

Reciclado de forma sustentável em vez de simplesmente incinerar

O objetivo do programa de reciclagem chainge é reciclar o plástico das calhas articuladas, reutilizá-lo e, portanto, integrá-lo num ciclo de materiais recicláveis. Como tal, é possível enviar as calhas articuladas em plástico inutilizadas e limpas para a igus, independentemente do fabricante e receber em troca um voucher.

Os plásticos são então classificados por tipo de material, triturados e preparados de modo a manter os standards de qualidade no processo de produção. Os plásticos de empresas externas são postos à venda como material granulado.

Esta é uma alternativa sustentável, dado que normalmente a calha articulada é simplesmente eliminada juntamente com outros resíduos plásticos. A reciclagem quase nunca ocorre. Na maioria das fábricas, o procedimento habitual consiste em remover as calhas articuladas das máquinas e colocá-las em contentores de resíduos industriais. Os plásticos são, então, na sua maioria, incinerados. Um processo que já não é uma opção para Dominik Benz. “Não podemos e também não fechamos a nossa mente ao tema da reciclagem, bem pelo contrário”.

Helmut Rath, chefe da engenharia na IBG Automation, concorda: “Tudo o que fazemos pelo nosso ambiente é, em última análise, um capital bem empregue. O processo de retorno foi simples e direto”. A Busch Microsystems e a IBG Automation estão entre um número crescente de empresas para as quais a reciclagem de plásticos desempenha um papel cada vez mais importante.

Com o recente carregamento de 3,4 toneladas em Singapura, o maior carregamento até à data, quase 17 toneladas já foram recolhidas em todo o mundo, no programa de reciclagem chainge da igus, e reprocessadas localmente.

“Este é um primeiro passo”, esclarece Angelina Donner, Engenheira Lean na igus. “Trabalhamos todos os dias para convencer cada vez mais clientes a enviar as suas calhas articuladas para o processo de reciclagem”. Os projetistas da Rhineland-Palatinate são da mesma opinião, visto que querem continuar a participar no programa de reciclagem chainge no futuro, como sublinha Dominik Benz. “Experimentamos muitas coisas novas no desenvolvimento diário. Há sempre alguns restos de calhas articuladas. De agora em diante, vamos recolhê-los centralmente e enviamo-los de volta à igus uma vez por ano para que sejam reciclados”.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial