Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Inaugurado Sistema de Depósito de Embalagens não Reutilizáveis de Bebidas dos Açores

18/05/2022
Alonso Miguel, Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas. © Governo dos Açores | Fotos: SRAAC

Alonso Miguel, Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas. © Governo dos Açores | Fotos: SRAAC

Segundo Alonso Miguel trata-se de “um projeto-piloto para instalação de 25 máquinas de logística reversa, em todas as ilhas do arquipélago, com pelo menos uma máquina por cada um dos 19 concelhos da região”.
Foi ontem inaugurado, na Zona Verde do Paul da Praia da Vitória, na ilha Terceira, o Sistema de Depósito de Embalagens não Reutilizáveis de Bebidas dos Açores, no âmbito da celebração do Dia Internacional da Reciclagem.

A cerimónia foi presidia por Alonso Miguel, Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, que afirmou que a iniciativa trata-se de “um projeto-piloto para instalação de 25 máquinas de logística reversa, em todas as ilhas do arquipélago, com pelo menos uma máquina por cada um dos 19 concelhos da região”.

Segundo informações disponibilizadas pelo Governo Regional dos Açores, o projeto representa um investimento de cerca de 1 milhão de euros, financiado em 90% pelos EEA Grants, no âmbito do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono.

O objetivo, segundo Alonso Miguel é o de “aumentar os quantitativos de recolha seletiva de resíduos de embalagens de bebidas de plástico, metal e vidro, através da atribuição de um montante de 0,05 euros ao consumidor, por cada embalagem depositada nestes equipamentos”, acrescentando que “com a implementação deste Sistema de Depósito de Embalagens não Reutilizáveis de Bebidas, pretende-se incutir na população melhores hábitos de separação e encaminhamento dos resíduos para reciclagem e fomentar a economia circular, contribuindo, dessa forma, para uma redução da extração de matérias-primas da natureza e também para a minimização dos impactes do abandono de resíduos”.

O governante afirmou ainda que “espera-se uma grande adesão a este projeto por parte da população açoriana e que este sistema de depósito possa dar um contributo importante para garantir o cumprimento dos compromissos e metas assumidos a nível regional, nacional e comunitário, em matéria de reciclagem, bem como acelerar a transição para uma economia circular”.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial