Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Stadler e Krones colaboram para fechar o ciclo da economia circular dos plásticos

24/05/2022

A Stadler e a Krones colaboraram no projeto e instalação de um novo centro de triagem e lavagem para a Kunststoff Recycling Grünstadt GmbH (KRG), uma empresa alemã de reciclagem que fornece a indústria de processamento de plásticos.

Estação de triagem da KRG, instalada pela Stadler
Estação de triagem da KRG, instalada pela Stadler.

A unidade de processamento de resíduos de embalagens de polietileno de alta densidade (PEAD) e polipropileno (PP) pós-consumo é a primeira do tipo no país: a unidade fecha o ciclo da economia circular do plástico com a produção de materiais reciclados de altíssima qualidade que podem ser reutilizados nas mesmas aplicações de embalagem – incluindo aqueles que requerem material de qualidade alimentar. A fábrica foi projetada para produzir anualmente cerca de 30.000 toneladas de materiais reciclados que podem ser devolvidos ao ciclo de fabricação. Além disso, o próprio processo oferece benefícios ambientais por meio da redução da perda de material e do consumo de água, economizando o equivalente a 36.100 toneladas de CO2 por ano ao processar cerca de 38.000 toneladas de resíduos plásticos.

Separando plásticos por cor: fechando o ciclo da economia circular

Com esta nova fábrica, a KRG visa produzir reciclados de alta qualidade, capazes de dar resposta à procura por parte das marcas e do setor de bens de consumo rápido (FMCG). Isso não seria possível seguindo a prática comum na reciclagem de embalagens pós-consumo de PEAD e PP, que produz reciclados de cor escura de baixa qualidade que só podem ser usados em aplicações inferiores.

Para alcançar o resultado desejado, os materiais pré-selecionados provenientes das fábricas de embalagens leves começam por ser processados através da linha de triagem projetada e instalada pela Stadler. Com capacidade de aproximadamente 10 toneladas/hora, a linha opera em dois modos diferentes dependendo do material que está sendo alimentado – um para materiais PP e outro para PEAD. Os materiais de entrada são peneirados para eliminar os finos, os metais são separados usando um ímã sobre correia e correntes parasitas, e o filme leve é extraído por um classificador de ar.

Sete separadores de infravermelho próximo (NIR) separam o material restante em 6 frações de produto separadas por cor. Parte dos materiais de saída é imediatamente alimentada em 2 linhas Krones, localizadas na mesma nave, enquanto o restante é enfardado e armazenado para processamento posterior.

Estação da lavagem
Estação da lavagem.

Nas linhas Krones, cada uma com capacidade de 2 toneladas/hora, o material pré-selecionado é moído em flakes e pré-lavado antes de ser processado no seu sistema patenteado de lavagem a quente. O enxaguamento final e a classificação de acordo com a cor e o polímero completam o processo para produzir flocos perfeitamente limpos com a alta qualidade necessária para aplicações de embalagem original.

“Esta fábrica dá um grande passo na qualidade avançada do material reciclado, que pode ir para aplicações desafiadoras onde é necessário alcançar a redução de odores e até mesmo qualidades de grau alimentício. As embalagens de PEAD e PP podem ser recicladas para a mesma aplicação novamente, de modo que, por exemplo, um frasco de champô de PEAD ou uma embalagem de margarina de PP terá uma segunda vida como frasco, pote ou tampa. Até agora, isso só era feito para garrafas PET”, explica Michael Auburger, gestor de produto de Soluções de Reciclagem da Krones.

Jörg Berbalk, CEO da KRG
Jörg Berbalk, CEO da KRG.

Um design personalizado onde a colaboração estreita foi fundamental

A Stadler e a Krones desenvolveram uma relação de colaboração bem-sucedida ao longo dos anos em vários projetos conjuntos, que levaram a unir forças numa parceria para aproveitar as vantagens da reciclagem de plásticos, combinando as suas respetivas habilidades e tecnologias especializadas.

Esta parceria foi particularmente valiosa neste projeto, onde a linha de triagem Stadler precisa de trabalhar em conjunto com a linha Krones: “Como as duas linhas estão interligadas, há interfaces nos seus controlos. Para os nossos colegas do departamento de engenharia de controlo, era, portanto, uma tarefa complexa coordenar a troca de sinais entre as linhas em relação aos padrões de segurança e modos de operação. Através de reuniões direcionadas dos especialistas e gestores de projeto de ambas as empresas, este desafio também foi superado com sucesso”, explica Pascal Locher, gestor de projeto da Stadler.

A abordagem colaborativa da Stadler com os clientes também foi fundamental para a implementação bem-sucedida do projeto, e apreciada por Jörg Berbalk, CEO da KRG: “O desempenho da Stadler durante a instalação, a coordenação, o processo, a comunicação foi e é exemplar e incomparável. Em suma, acreditamos no conceito e estamos convencidos de que a combinação Stadler-Krones é muito boa para a tarefa em mãos”.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial