Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Estreia mundial: rPP para embalagem alimentar

Engel inaugura novo Packaging Center

25/05/2022

O aumento dos preços da energia, o enfoque numa economia circular e a evolução das necessidades dos consumidores representam grandes desafios para os fabricantes de embalagens de plástico. Neste exigente setor, o fabricante de máquinas de injeção Engel, representado pela Equipack, oferece aos seus clientes um novo Packaging Center que lhes permitirá aumentar ainda mais o desempenho das suas células de produção e assegurar a competitividade. Cerca de 300 convidados de vários países viajaram para a Áustria em meados de maio para assistir à inauguração deste novo centro de tecnologia e competência.

A Engel inaugurou o seu novo Packaging Center na presença de cerca de 300 clientes e parceiros
A Engel inaugurou o seu novo Packaging Center na presença de cerca de 300 clientes e parceiros.

“Na indústria da embalagem, os indicadores de eficiência mais importantes são o tempo de ciclo e a eficiência energética. Em ambos os aspetos, as soluções de moldação por injeção da Engel são uma referência global”, explica Christoph Lhota, diretor da Unidade de Negócios de Embalagem da empresa.

Nas suas instalações de Schwertberg e St. Valentin, a Engel tem células de produção prontas a usar que satisfazem os mais diversos requisitos da indústria de embalagem. Estas incluem máquinas de alto desempenho totalmente elétricas para tampas de bebidas e fechos flip-top, máquinas e-speed para embalagens de paredes finas, e máquinas duo-speed para embalagens, caixas e contentores de grandes dimensões. Além disso, o Centro dispõe de máquinas e-mac totalmente elétricas. Esta série é cada vez mais utilizada para aplicações de embalagem no segmento de produção média e é amplamente utilizada para o processamento de material reciclado.

Eficiência energética, economia circular e digitalização como aspetos chave

Eficiência energética, economia circular e digitalização são os principais tópicos do novo Packaging Center da Engel. As máquinas de injeção estão todas equipadas com sistemas de apoio inteligentes da gama inject 4.0, como é o caso do iQ weight control, que deteta flutuações no volume de injeção e viscosidade do material e as compensa automaticamente no mesmo ciclo. Séries de testes recentes mostraram que, em aplicações de alto desempenho com tempos de ciclo muito curtos, este software melhora claramente a qualidade. Outro exemplo é o iQ flow control, que regula as diferenças de temperatura nos circuitos de arrefecimento individuais e as ajusta a um valor de setpoint. Este sistema de apoio proporciona condições térmicas constantes e, ao mesmo tempo, reduz significativamente o consumo de energia necessário para o controlo da temperatura.

“A chave para uma elevada eficiência energética é uma interação ótima entre os componentes individuais das células de produção. Adaptamos cada sistema completamente aos requisitos do produto a ser processado”, explica Lhota. Com a sua vasta gama de máquinas de injeção para a indústria da embalagem, a Engel oferece a tecnologia de acionamento ótima para cada aplicação. Desde sistemas totalmente elétricos a soluções híbridas e tecnologias servo-hidráulicas.

Os clientes da Engel poderão efetuar testes no Packaging Center com os seus próprios moldes e materiais, de forma a analisar os tempos de ciclo e a eficiência energética, entre outros aspetos. A Engel disponibiliza também, no local, um grande número de moldes de uma vasta gama de grupos de produtos no local. Além disso, o espaço conta com uma vasta gama de sistemas periféricos e soluções de automação, tanto internas como de parceiros como a Campetella e Beck Automation.

Nas fábricas de Schwertberg e St. Valentin, as células de produção estão prontas para os clientes testarem e analisarem o desempenho...
Nas fábricas de Schwertberg e St. Valentin, as células de produção estão prontas para os clientes testarem e analisarem o desempenho.

Estreia mundial: rPP para embalagem alimentar

Cerca de 300 clientes e parceiros Engel aceitaram o convite para a inauguração do seu novo Packaging Center, que teve lugar em Schwertberg e St. Valentin, em meados de maio. Ambos os locais contaram com palestras, painéis de discussão e demonstrações ao vivo de máquinas. As apresentações estiveram a cargo de fornecedores de tecnologia e materiais e fabricantes de embalagens bem conhecidos. Por exemplo, Edward Kosior da Nextek falou sobre as oportunidades oferecidas pelo rPP para a produção de embalagens alimentares.

A acompanhar esta apresentação, a Engel realizou uma estreia mundial. Pela primeira vez, foi apresentada em público uma aplicação de moldação por injeção de polipropileno obtido a partir de resíduos pós-consumo. A inauguração do seu novo Packaging Center da Engel representa um passo importante no caminho para uma economia circular do plástico. “Fechámos um novo ciclo de vida dos materiais”, afirmou Christoph Lhota.

REVISTAS

Siga-nosEasy fairs Iberia - Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    27/03/2024

  • Newsletter InterPlast

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial