Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Produção de filmes BOPP atinge números recorde

27/07/2022

A AMI publicou em junho o seu relatório ‘BOPP Films - the Global Market 2022’. A décima edição deste documento fornece aos profissionais do setor vasta informação sobre o desenvolvimento da indústria, os motores do mercado e as pressões concorrenciais.

A indústria produtora de filmes BOPP passou por um par de anos de transformação. Este tipo de produto provou ser resistente à Covid-19, oferecendo uma proteção e entrega de produtos higiénicos cruciais, especialmente para a indústria alimentar. Ainda assim, os fabricantes têm estado sob muita pressão, como se observa no décimo relatório publicado pela AMI, que mapeia em detalhe este mercado.

Capacidade adicional e taxas médias de utilização 2016-2022
Capacidade adicional e taxas médias de utilização 2016-2022

A principal pressão resulta da extrema volatilidade de preços, passando de mínimos históricos em 2020 para máximos históricos em 2021, o que ocorreu devido a uma combinação de vários fatores, incluindo condições meteorológicas adversas e escassez global de contentores, entre outras questões. As empresas ao longo da cadeia de valor tiveram de se adaptar a novas formas de trabalhar para garantir a fixação de preços a curto prazo, o que continua até 2022 com a crise da Ucrânia a afetar os custos da energia e das matérias-primas.

Assistimos também a uma mudança na dinâmica do comércio internacional de filmes do BOPP, com protecionismo, aumento das tarifas e a necessidade de garantir a segurança do abastecimento com estratégias de aprovisionamento múltiplas e regionais. O relatório fornece informações a partir de discussões com fornecedores ao longo da cadeia de valor sobre possíveis resultados futuros e estratégias das empresas para lidar com o novo ambiente de mercado.

A procura de filmes BOPP disparou em 2020, o maior aumento anual desde 2014, de acordo com os dados históricos da AMI. Esta elevada procura foi causada pela importância renovada das películas de embalagem para a protecção e higiene alimentar, superando temporariamente o sentimento anti-plástico nos mercados. Além disso, a pandemia de Covid-19 acelerou a tendência de crescimento do comércio eletrónico, que requer um aumento da produção de produtos como cintas, tipicamente fabricadas a partir de BOPP.

A AMI prevê um avanço contínuo na procura de filmes BOPP até 2026, com um crescimento global de cerca de 4,1% por ano, com diferenças acentuadas no crescimento entre regiões. No relatório, cada região é examinada separadamente para compreender os vários fatores que impulsionam o mercado por detrás da sua oferta, procura e potencial.

O investimento na capacidade do BOPP também atingiu níveis recorde, com a Ásia a dominar o aumento, especialmente na Índia e na China, mas com outros mercados mais pequenos a verem, igualmente, um aumento do investimento.

A expansão da capacidade de filmes BOPP acontece tanto nos atuais ‘players’ do mercado como dos novos operadores, e tem sido impulsionada pela abertura do setor retalhista nos mercados emergentes, pelo crescimento da classe média e pelas despesas de consumo associadas a alimentos embalados e outros bens. O relatório fornece uma visão qualitativa detalhada destes investimentos em todo o mundo e dados sobre como irão afetar as taxas de utilização em cada ano, à medida que esta nova capacidade entrar em funcionamento.

Pela primeira vez, a AMI incluiu neste relatório um capítulo dedicado ao BOPE, devido ao recente desenvolvimento de linhas híbridas BOPP/BOPE, que oferecem aos produtores de BOPP a oportunidade de expandir a sua gama de produtos e atender a este mercado emergente, em linha com o interesse emergente em soluções de embalagem monomaterial e com poliolefinas.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial