Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Sabic colabora no desenvolvolvimento da primeira embalagem alimentar flexível feita de PCR

04/01/2023
A Sabic colaborou com a Scientex no desenvolvimento do material para a primeira embalagem alimentar flexível do mundo feita com base em plástico pós-consumo recolhido perto dos oceanos e reciclado quimicamente. O material está a ser utilizado para produzir uma embalagem de noodles de uma marca premium vendida na Malásia.
Imagen

“Temos orgulho em oferecer aos nossos clientes soluções circulares para reduzir os resíduos plásticos que de outra forma poderiam acabar nos nossos rios e oceanos”, diz Abdullah Al Otaibi, diretor-geral da Unidade de Negócios de Termoplásticos de Engenharia & Soluções de Mercado para Petroquímicos da Sabic. “Esta embalagem flexível para alimentos, contendo plástico recolhido perto dos oceanos, liga-se ao nosso programa Trucircle de soluções circulares concebidas para ajudar a proteger o nosso planeta”.

Os resíduos plásticos utilizados foram recolhidos em áreas até 50 km perto de cursos de água que poderiam eventualmente ser lavados para o oceano pela chuva, rios ou marés.

“Graças a esta colaboração altamente eficiente com a Sabic, somos capazes de trazer para o mercado asiático a primeira embalagem flexível, de qualidade alimentar, do mundo, feita a partir de reciclado pós-consumo, afirmou Paul Ng Kok Leong, diretor da Divisão de Filmes da BOPP do Scientex Group. ”Esta iniciativa bem-sucedida demonstra a viabilidade de abordar a questão dos resíduos plásticos através da colaboração entre os elementos da cadeia de valor e estabelece um marco na formação de uma economia circular na Malásia e em todo o Sudeste Asiático".

O PCR utilizado no projeto é convertido em óleo de pirólise num processo de reciclagem avançada. A Sabic utiliza este óleo como matéria-prima alternativa para produzir o polímero de PP circular certificado para posterior transformação em filme BOPP. A Scientex fabrica e imprime as embalagens de noodles a partir deste filme.

De acordo com a Sabic, o PP circular certificado tem o mesmo desempenho que o PP virgem de base fóssil e pode ser utilizado como uma alternativa direta nesta aplicação de embalagem flexível alimentar, sem necessidade de alterar os processos existentes.

REVISTAS

Easy fairs Iberia - PortoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    27/03/2024

  • Newsletter InterPlast

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial