Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Novio Packaging alcança novos níveis de qualidade graças à visão artificial

Controlo de qualidade em linha assegura produção de embalagens sem defeitos

20/03/2023

A Novio Packaging selecionou o sistema de visão da série FH da Omron para a sua linha de produção de embalagens na Dinamarca. O sistema Omron assegura que todas as embalagens enviadas aos clientes são da mais alta qualidade, garantindo uma produção ‘zero defeitos’.

A Novio Packaging procurava um sistema de inspeção 'zero defeitos' para garantir a qualidade das suas embalagens de plástico...
A Novio Packaging procurava um sistema de inspeção 'zero defeitos' para garantir a qualidade das suas embalagens de plástico.

Fundada em 1978, a Novio Packaging (parte da Berlin Packaging Company, sediada na Holanda) especializou-se na produção de embalagens em plástico para as indústrias farmacêutica, cosmética, alimentar e não-alimentar. Atualmente, na Europa, tem fábricas na Dinamarca e Inglaterra.

Para a sua fábrica dinamarquesa, a empresa precisava de um sistema de controlo de qualidade preciso e flexível para lidar com as mudanças nos tipos de embalagem e, ao mesmo tempo, ser capaz de garantir o mais alto nível de qualidade de serviço. Explorou vários sistemas que se revelaram ineficazes porque não eram suficientemente rigorosos ou não permitiam ajustes precisos e configuração de software. Acabou por optar por uma das soluções mais versáteis da Omron, que inclui o sistema de visão FH e as câmaras FQ2. O sistema entretanto instalado na linha de produção incorpora luzes e câmaras posicionadas em ângulos diferentes para detetar quaisquer defeitos que possam afetar a qualidade de uma embalagem.

A empresa optou por uma solução da Omron que inclui o sistema de visão FH e as câmaras FQ2
A empresa optou por uma solução da Omron que inclui o sistema de visão FH e as câmaras FQ2.

“Utilizamos o sistema de visão FH com quatro câmaras para verificar todos os lados das embalagens que produzimos para nos certificarmos de que não têm sujidade ou manchas. As câmaras efetuam as verificações com os tapetes transportadores em movimento, pelo que não temos de parar a produção para inspecionar as embalagens”, explica Peter Lykke, diretor técnico da Novio Packaging. "Além disso, usamos duas câmaras no topo da linha para verificar coisas como o tamanho das tampas para nos certificarmos de que não há resíduos plásticos ou outros detalhes que possam causar problemas, tais como torná-las demasiado apertadas. É muito difícil verificar estes detalhes com precisão com qualquer outro método de inspeção que não incorpore uma câmara de visão”.

Qualquer embalagem que seja considerada defeituosa é automaticamente descartada. Isto é muito importante porque o cliente pode devolver a totalidade da remessa caso encontre uma só peça com defeito. Além disso, boa parte da produção destina-se ao setor alimentar, particularmente exigente no controlo de qualidade.

O software incluído no sistema da Omron é simples, intuitivo e instalado através de um único programa
O software incluído no sistema da Omron é simples, intuitivo e instalado através de um único programa.

Outros benefícios do sistema Omron

A Novio Packaging tem de produzir diferentes tipos de embalagens em momentos diferentes. Para assegurar a qualidade em cada um dos modelos e reduzir os custos, precisava de um sistema flexível. A tecnologia da Omron permitiu à empresa lidar rapidamente com as mudanças, e também satisfazer as exigências dos clientes com uma carteira de embalagens mais vasta, incluindo os que têm uma grande variedade de lotes muito pequenos.

O sistema de visão da Omron é altamente preciso, escalável e adaptável a qualquer ambiente. Além disso, o software é simples, intuitivo e instalado através de um único programa, pelo que Novio Packaging foi capaz de o programar e integrar rapidamente. “Uma das maiores vantagens deste sistema é que após a programação básica e configuração das câmaras, o pessoal técnico pode facilmente ajustar o programa para cada novo tipo de embalagem. Isto poupa muito tempo e dinheiro, porque não precisamos de recorrer a um especialista sempre que precisamos de fazer alterações”, salienta Peter Lykke. ”A Omron é sempre uma garantia. Todas as funções do sistema são muito úteis: tanto as mudanças no software como a utilização da iluminação correta permitiram-nos alcançar bons resultados", acrescenta o responsável.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial