As feiras Empack Madrid, Logistics & Automation Madrid e Logistics & Industrial Build (LIB) encerraram, com números recorde, uma nova edição marcada pela inovação, conhecimento e oportunidades de negócio. Os eventos, organizados pela Easyfairs, reuniram +12.200 visitantes profissionais e 426 empresas expositoras nacionais e internacionais, superando em 4% os números de 2024 e destacando a tendência de crescimento da participação e relevância como o principal evento para as indústrias de logística, embalagem e imologística.
Nos dias 15 e 16 de outubro, a IFEMA Madrid transformou-se num grande centro tecnológico de 24.000 m², onde foram apresentadas as soluções mais avançadas para cada setor. "Todos os anos nos esforçamos por melhorar e a edição de 2025 é a prova disso. E não só pelo recorde de participação, mas também pelas boas críticas e testemunhos de expositores e visitantes que fizeram parte desta experiência. O nosso objetivo é ser o seu ponto de encontro para impulsionar o seu negócio, estabelecer ligações valiosas e, acima de tudo, absorver todos os grandes avanços do seu setor", disse Oscar Barranco, diretor geral da Easyfairs Iberia.
Nos seus dois palcos principais, o Empack Hall e o Pentawards Hall, o evento acolheu um programa completo de palestras e mesas redondas centradas na inovação, sustentabilidade e novas tendências em embalagens; bem como o primeiro ‘Best ESG Initiative Award’, que reconheceu projetos de destaque em sustentabilidade e gestão ambiental, com três finalistas de destaque: Pulsar Properties, Aunoa e Ecoventis. No final, a Pulsar Properties ganhou o prémio, consolidando a sua liderança na promoção de iniciativas responsáveis no setor.
Durante os dois dias, foram abordadas as principais questões do setor, com a participação de especialistas da Foreo, Clarel, Ecovidrio, Philip Morris e Vicky Foods, juntamente com a colaboração de parceiros estratégicos como a ITENE, Packnet, Beauty Cluster e Newspackaging, entre outros.
A Keynote Speaker Gema Requena, Research & Strategy Expert e Forbes Spain Top 40 Futurist, abriu as portas aos participantes para as novas tendências do presente e do futuro do consumo, que já estão a impulsionar o dia a dia das marcas. “Na embalagem, como em qualquer setor, um dos desafios mais importantes é conectar-se com narrativas e fortalecer marcas com um propósito. O objetivo, portanto, é converter a embalagem numa interface que integre a sociedade, o consumo e o futuro, para que possamos ter uma espécie de radar que nos permita antecipar tendências, conectar com valores sociais emergentes, construir um propósito e, acima de tudo, inovar”, explicou Gema Requena.
Entre os destaques desta edição, a inauguração oficial foi presidida por autoridades como José Antonio Santano, secretário de Estado dos Transportes e Mobilidade Sustentável, e José María García, vice-ministro da Habitação, Transportes e Infra-estruturas da Comunidade de Madrid, que reafirmaram o compromisso da administração e das empresas com o crescimento e desenvolvimento do setor logístico nacional.
“Quero agradecer à Easyfairs, organizadora desta feira que, ano após ano, está a crescer a dois dígitos em termos de número de expositores, visitantes e congressistas. Este é um reflexo da importância do trabalho conjunto do setor para desenvolver o crescimento económico nacional e garantir a qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou o vice-ministro regional da Habitação, Transportes e Infraestruturas da Comunidade de Madrid.
Por sua vez, José Antonio Santano destacou os avanços do setor na digitalização e na sustentabilidade, que estão a impulsionar a competitividade e a transformação das empresas: “temos um roteiro claro e acreditamos que a Espanha pode desempenhar um papel essencial na liderança da mudança que está a ocorrer no setor da logística e dos transportes”.
A feira também foi palco da entrega dos Prémios Líderes da Logística 2025, organizados pela UNO Logística, que reconheceram o desempenho de empresas como Alcampo, Freixenet, The Fini Company, Puerto de Indias e Cruz Vermelha, entre outras.
Além disso, no seu segundo dia, o evento contou com a presença de autoridades como Sara Hernández, secretária-geral da Mobilidade Sustentável do Ministério dos Transportes e da Mobilidade, que abordou os desafios e as oportunidades do setor logístico espanhol. “Estamos a avançar com um objetivo claro: criar cadeias de abastecimento mais competitivas e resilientes. O futuro da nossa cadeia não pode ser entendido sem uma ligação plena com a Europa. Por esta razão, estamos a trabalhar para reforçar as nossas ligações transfronteiriças, assegurando que Espanha é um ator-chave na rede transeuropeia e no tráfego internacional”, afirmou Sara Hernández.
Pela primeira vez, o evento contou com a participação institucional da Comunidade de Madrid, através da Planifica Madrid, da Invest in Madrid e da Agência de Logística, reforçando o compromisso regional com o desenvolvimento industrial sustentável. “Para nós, a feira foi um sucesso. Mostrámos os nossos desenvolvimentos logísticos e encontrámos um grande interesse neles, alcançando um público que não teríamos alcançado de outras formas. Pudemos mostrar o trabalho que a Comunidade de Madrid faz para gerar riqueza e atrair investimento”, diz Carlos Marcel, diretor técnico da Planifica Madrid.
“Já estamos a preparar a próxima edição da Empack, Logistics & Automation e Logistic & Industrial Build, que terá lugar nos dias 11 e 12 de novembro de 2026 nos pavilhões 2, 4 e 6 da IFEMA. A feira continua a crescer e os expositores continuam a juntar-se a ela. Já temos 69% da superfície reservada. Será uma oportunidade única para continuar a impulsionar a inovação, a sustentabilidade e a competitividade do setor”, afirmou Oscar Barranco, CEO da Easyfairs Iberia.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa