BP10 - Interplast
39 AUTOMÓVEL • Uma caixa ou tampa de bateriamol- dada com composto de PP LGF FR, Stamax cumpre a classificação de inflamabilidade UL94 V-0 e permite que a tampa seja metalizada para proteção contra interferência ele- tromagnética (EMI) e interferência de radiofrequência (RFI). • Redução de componentes e efi- ciência na montagem resultam em redução de custos, graças à liberdade de design, características que são inerentes aos termoplásticos. INOVAÇÃO COLABORATIVA O foco da Sabic é continuar a aumentar a sua experiência e oferecer suporte à inovação em baterias e outras apli- cações VE. A empresa reuniu uma equipa tecnológica de engenheiros, pesquisadores e cientistas seniores, cuja função é fornecer um envolvimento colaborativo de nível internacional com clientes, parceiros de desenvolvimento e outros em toda a cadeia de valor, desde OEMs até fornecedores de fer- ramentas e laboratórios de validações. “Estamos a falar de um abalo sísmico no ecossistema automóvel”, disse Al-Otaibi. “A indústria só pode cons- truir e melhorar as tecnologias VE de hoje se toda a cadeia de abasteci- mento trabalhar em conjunto. Este é o posicionamento da Sabic desde há muito tempo. Continuaremos a procurar oportunidades de colabo- ração e parcerias que incentivem a inovação”. Através de um trabalho contínuo com a indústria, a Sabic espera que várias caixas de baterias grandes, moldadas com os seus termoplásticos, sejam utilizadas na produção de VEs já em 2024. Ummodelo de veículo elétrico híbrido plug-in (PHEV) na China já está a utilizar um composto de PP Sabic em substituição do alumínio para a tampa da sua bateria, proporcionando economia de peso, maior liberdade de design do projeto, estabilidade dimensional, entre outros benefícios. Além de desenvolver novos materiais para dar resposta às exigências dos VEs, a Sabic está a trabalhar para viabilizar tecnologias para fabricação de gran- des componentes, otimizando união e montagem, resistência à colisão, ges- tão térmica, anti-chama, propriedades elétricas e testes de desempenho das baterias. n
RkJQdWJsaXNoZXIy Njg1MjYx