BP10 - Interplast

IMPRESSÃO 3D 58 as forças resultantes do peso da res- tante estrutura e tripulantes. A Figura 3 mostra uma embarcação semelhante (VanDutch) [7] comumcasco em forma de V na proa, com efeito de tulipa. O convés é a cobertura permanente sobre o casco, que, para além da proteção contra os elementos exteriores, tam- bém fornece um reforço estrutural ao mesmo, permitindo resistir às forças de compressão provocadas pela água. Nos barcos de recreio, o convés é a zona de convívio e onde os passageiros ocupam a maior parte do tempo. É entre o casco e o convés que se loca- lizam as cabines interiores, equipadas com camas e duche, local onde os passageiros repousam. O casco e o convés são unidos na zona do verdugo, uma faixa de borracha, madeira ou de aço inoxidável que tem como função absorver choques entre embarcações ou da embarcação com o cais/molhe. Tendo em consideração o mercado- -alvo, foram definidos pela empresa vários outros requisitos do projeto, dos quais se destacam: • A embarcação deve ter um compri- mento (sem considerar o motor) da proa ao painel de popa de 6,5m, e uma largura máxima de 2,5m; • Possibilidade de utilizar diferentes conveses com o mesmo casco, per- mitindo criar uma linha de produtos e alargar a oferta; • Embarcação equipada com um motor fora de borda de 130 a 250hp; • O convés deve ser revestido com Figura 4. Processo de modelação 3D em Solidworks: a) modelação individual dos componentes; b) assemblagem dos componentes; c) análise de interferências e folgas dos diversos componentes. Figura 5. Modelos 3D dos moldes e postiços do casco (a) e do convés (b) para simulação do processo de desmoldagem. Figura 3. Embarcação VanDutch 30 e o seu casco em forma de V com efeito tulipa [7].

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