BP13 - Interplast

41 INJEÇÃO MXW 1000 ColorForm da KraussMaffei: sustentabilidade na indústria automóvel “A tecnologia ColorForm tem um grande potencial para reduzir a pegada de CO2 na produção de componentes com uma superfície multifuncional acabada", explica Michael Fuchs, global application owner Surface & Lightweight da KraussMaffei, representada pela Folhadela Rebelo. Esta foi uma das razões que levou a Techniplas, um fornecedor de componentes plásticos sofisticados para a indústria automóvel, a optar por um sistema KraussMaffei MXW 1000 ColorForm para a produção em série de componentes com superfície transparente. A especialização dos processos e a consciência da qualidade são as chaves para uma produção sustentável na indústria automóvel. A experiência da Techniplas, enquanto utilizador, e da KraussMaffei, enquanto fornecedor de tecnologia de moldação por injeção e de sistemas de processamento PUR/ PUA, torna possíveis soluções cada vez mais necessárias nos dias de hoje. A tecnologia ColorForm - moldação por injeção e acabamento superficial com poliuretano numa única etapa do processo -, é uma dessas soluções. COLORFORM: REVESTIMENTO DIRETAMENTE NO MOLDE O processo ColorForm é baseado numa combinação de injeção com processamento de poliuretano. Na base do processo está a injeção multicomponente. Até aqui, nada de novo. No entanto, o que este processo tem de especial é o facto de, após a injeção da base termoplástica, a peça ser revestida, num segundo ciclo, com poliuretano (PUR) ou poliureia (PUA), como material de superfície. A máquina de reação RimStar Flex ColorForm, concebida especificamente para este processo, alimenta o material de superfície (PUR/PUA) A KraussMaffei forneceu tanto a máquina de injeção MXW 1000 como a máquina de mistura e dosagem RimStar Flex, incluindo cabeças de mistura para a produção eficiente de componentes com superfície de poliuretano. Foto: KraussMaffei.

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