62 AR COMPRIMIDO Quantos utilizadores de ar comprimido sabem onde se encontram os pontos fracos dos seus sistemas? Os custos de funcionamento do equipamento pneumático podem ser reduzidos até 60% se os operadores do sistema puserem em prática os resultados e análises da Auditoria de Eficiência Energética do Ar Comprimido GFAA providenciada pela Festo. Os peritos em eficiência energética da Festo utilizam uma abordagem integrada para analisar todo o sistema de ar comprimido, desde o compressor até à aplicação, e recomendammedidas para reduzir o consumo de energia. A proteção climática está também incluída no serviço, uma vez que o custo e a poupança de energia resultam naturalmente emmenores emissões de CO2 e maior produtividade. No estudo realizado pelo Fraunhofer Institute for Systems and Innovation Research ISI ‘Compressed Air Systems in the European Union’, foram analisados os principais fatores de custo dos sistemas de ar comprimido. Verificou-se Auditoria de Eficiência Energética do Ar Comprimido GFAA da Festo: especialistas em eficiência energética utilizamuma abordagem integrada para analisar todo o sistema de ar comprimido, desde o compressor até à aplicação e recomendammedidas para reduzir o consumo de energia. que os custos energéticos da produção de ar comprimido representam a ‘parte de leão’ dos custos globais em 77% - significativamente mais do que os custos de investimento de 14% e os custos de manutenção de 9%. Por conseguinte, parece óbvio analisar mais de perto estes fatores de custo. “A Auditoria de Eficiência Energética do Ar Comprimido GFAA da Festo é a ferramenta de análise certa para isto”, explica Sven Lensdorf, diretor de vendas de serviços de operação da Festo. “Com os resultados obtidos, os operadores podem gerar ar comprimido de forma mais eficiente, reduzir o consumo do mesmo e evitar perdas de pressão”. AUDITORIA EM CINCO FASES A auditoria consiste em cinco etapas. Nas três primeiras, os peritos em eficiência energética da Festo analisam a produção de ar comprimido, a preparação do mesmo e a respetiva distribuição por todo o sistema. Ao implementar os resultados da análise, a vida útil dos componentes pneumáticos pode ser aumentada e os tempos de paragem das máquinas e da produção são reduzidos.
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