BP22 - InterPLAST

42 OS PLÁSTICOS FACE AOS NOVOS DESAFIOS DA MOBILIDADE A OPmobility trabalha com 50 fornecedores de materiais reciclados e desenvolveu mais de 250 referências internas de materiais reciclados. Obtiveram resultados técnicos positivos em aplicações visíveis e semi-estruturais, como para-choques com 50% de material reciclado. As empresas Avient, Covestro, Bestplan e Radici Group também participaram no segundo dia. Miquel Olivé, diretor de vendas da 3D Print Iberia na HP, apresentou diferentes casos de sucesso no setor automóvel que utilizam técnicas de impressão 3D: BMW Mini Group e SEAT Cupra para melhorar o desempenho das peças; a Peugeot utilizou a impressão 3D para criar acessórios personalizados para automóveis sem utilizar moldes dispendiosos; a Volkswagen AG melhorou o processo de montagem com ferramentas especificamente concebidas para a impressão 3D e a Nissan e a Daimler Buses produziram peças sobresselentes utilizando impressoras 3D, reduzindo os custos e os prazos de entrega. Na palestra dedicada ao tema ‘Experiências e desafios na introdução de material reciclado em peças de plástico: criar metodologias de trabalho’, Manuel Laspalas e Cristina Crespo, ambos do Instituto Tecnológico de Aragão (ITA), abordaram a utilização de plásticos reciclados no setor automóvel e noutros setores. Discutiram a reintrodução de plásticos no processo de produção, destacando uma investigação que estão a realizar sobre a proporção em que os plásticos reciclados podem ser misturados com materiais virgens sem comprometer as características de fabrico e mecânicas do produto. Para tal, utilizam uma metodologia que inclui modelos de simulação baseados na física do problema, a otimização de parâmetros e a utilização de modelos de ordem reduzida (ROM). Um dos destaques do segundo dia foi a mesa redonda 'Reciclagem de plásticos na indústria automóvel: estudo de caso, desafios e dificuldades', com a participação de Mariluz Villamor, CEO do Basque Automotive Manufacturing Center, Mariano Martínez, diretor de produtos químicos da Ficosa, Pablo Esteras, diretor-geral da Albis Iberia, Cristina Crespo, coordenadora de tecnologia do ITA, Pablo Tamarit, diretor-geral do CITSALP e Josep Nadal Cluster Manager, CIAC, que moderou o dia. A apresentação de Mariluz Villamor, CEO do Basque Automotive Manufacturing Center (BAM), ofereceu uma análise exaustiva da reciclagem de plásticos na indústria automóvel. “Um automóvel pode conter até 30.000 peças, das quais cerca de 10.000 são de plástico”. A reciclagem de plásticos na indústria automóvel é essencial por várias razões: A reciclagem diminui a quantidade de resíduos gerados, contribuindo significativamente para a redução dos resíduos em aterros, onde os resíduos de plástico reciclável já não são permitidos, afirmou. Além disso, promove a economia circular, ajudando Um dos destaques do segundo dia foi a mesa redonda ‘Reciclagem de plásticos na indústria automóvel: estudos de caso, desafios e dificuldades’.

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