SUSTENTABILIDADE 40 forma intuitiva por diversas equipas e agentes industriais, mesmo sem o nomearem explicitamente. Enquanto o MDD orienta o desenvolvimento a partir do material, explorando as suas propriedades e potencialidades técnicas, o Design Thinking traz uma perspetiva colaborativa e centrada no utilizador, promovendo a criatividade e a resposta às necessidades reais. Esta complementaridade cria um ambiente propício à inovação, onde a tecnologia, a sustentabilidade e o valor percecionado se entrelaçam, refletindo a complexidade e exigências do design contemporâneo. A aplicabilidade destes métodos revelou-se assim imprescindível em projetos como o Work Package (WP) 4 – Biocompósitos, que integra a iniciativa From Fossil to Forest (FF2F) apoiada pela Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), onde o desenvolvimento dos biocompósitos focou-se em tirar o máximo proveito da incorporação de fibras celulósicas na formulação dos biocompostos, com vista a potencializar a sua aplicação em embalagens rígidas, flexíveis e termoformadas, bem como em filamentos para impressão 3D para a tecnologia de FDM. Esta abordagem, centrada no Material-Driven Design, coloca o material no coração do processo criativo, desafiando paradigmas tradicionais onde os materiais são apenas escolhidos depois da forma do produto estar definida. No WP4 – Figura 3 - Desenvolvimentos realizados no WP4 – Biocomposites, do projeto From Fossil to Forest - FF2F. Biocompósitos, significou explorar e desenvolver os biocompostos desde a base, permitindo que as suas propriedades técnicas, sensoriais e funcionais influenciassem diretamente as decisões de design. Ao envolver o material como coautor do desenvolvimento, foi possível alinhar forma, função e sustentabilidade de forma integrada, potenciando soluções inovadoras que respondem às exigências técnicas e ambientais atuais. O processo de design apoiado nesta lógica permite uma interação profunda entre investigação, experimentação e desenvolvimento, assegurando que as matérias-primas, os processos produtivos e as características finais dos protótipos estejam em sintonia com os objetivos de circularidade, eficiência e minimização de impacto ambiental. Assim, o projeto não só promove alternativas concretas para a substituição dos plásticos fósseis, mas também demonstra como a integração do material no centro do desenvolvimento é fundamental para a criação de produtos sustentáveis e alinhados com as diretrizes de ecodesign europeias. n REFERÊNCIAS • Espinha, R. G. (2024, abril 15). Design Thinking: Aprenda como o pensamento inovador eleva o potencial competitivo. Artia. https:// artia.com/blog/design-thinking/ • Ellen Macarthur Foundation. (2022, June 7). An introduction to circular design. Ellen Macarthur Foundation News, web. https:// www.ellenmacarthurfoundation.org/news/an-introduction-to-circular-design • Ceschin, F., & Gaziulusoy, I. (2016). Evolution of design for sustainability: From product design to design for system innovations and transitions. Design Studies, 47, 118–163. https://doi.org/10.1016/j. destud.2016.09.002 • Karana, E., Barati, B., Politécnico, V. R., Milano, D., & Zeeuw Van Der Laan, A. (2015). Material Driven Design (MDD): A Method to Design for Material Experiences. International Journal of Design, 443(2), 35–54. www.ijdesign.org • Materials Experience Lab. (n.d.). Material driven design method (MDD). Retrieved August 1, 2025, from https://materialsexperiencelab.com/index.php/material-driven-design-method-mdd/ • Yavuz, C., & Kaya, N. A. (2023). A Research on Material and Manufacturing Methods Training in Industrial Design. Journal of Science PART B: ART, HUMANITIES, DESIGN AND PLANNING, 11(3), 619–634. https://www.researchgate.net/publication/374478006_A_ Research_on_Material_and_Manufacturing_Methods_Training_ in_Industrial_Design
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