BP8 - InterPlast
23 SUSTENTABILIDADE na sustentabilidade e circularidade dos plásticos, revelando o potencial desta iniciativa para alcançar as ambi- ciosas Metas 2025”. Da atividade promovida neste período, destaque para a concretização do pri- meiro objetivo do Pacto Português para os Plásticos - alcançar acordo sobre os itens de uso único problemáticos e/ou desnecessários a eliminar até 2025, vertido “numa listagem que vai muito além do que é a legislação conhecida, e demonstrando a liderança da cadeia de valor na aceleração da transição para uma economia circular para os plásticos”, refere o responsável. Ainda, as mais de 20 reuniões dos seis grupos de trabalho que constituem a iniciativa, duas semanas de conhe- cimento, focadas nas temáticas da “reutilização” e da “inovação da emba- lagem”, que reuniram especialistas nacionais e internacionais, e contaram com uma participação significativa dos membros e da comunidade, e “uma campanha de comunicação inovadora e abrangente que impac- tou e aproximou aqueles que têm um papel fundamental na concretização da visão de uma economia circular para os plásticos: os consumidores”, acrescenta. Para 2021 foi lançado o Roadmap 2025, documento estratégico do Pacto Português para os Plásticos, desen- volvido, de forma colaborativa, por todos os seus membros, que indica o caminho a seguir para a concretização das ambiciosas metas estabelecidas. No Roadmap 2025 são definidas metas intermédias de curto e médio prazo e as ações necessárias para concretizar os objetivos da iniciativa ao longo do tempo, assim como responsabilida- des coletivas (i.e. do PPP) e individuais (dos membros) para alcançar os obje- tivos. São também considerados os principais desafios que impactam os resultados esperados, bem como as soluções existentes ou perspetivadas. Resultado de um processo de intensa colaboração para encontrar uma solu- ção capaz de servir os interesses e motivações dos diferentes membros da cadeia de valor, o documento garante assim o equilíbrio e alinha- mento essencial à concretização de uma economia circular para os plás- ticos em Portugal. A esta iniciativa junta-se a segunda fase da Campanha 'Vamos Reinventar o Plástico', centrada nas questões da “reutilização” e da “reciclagem”, para demonstrar como, de forma simples e intuitiva, todos podem fazer a diferença e evitar que os plásticos se convertam em resíduos ou poluição. A campanha estará presente em várias lojas dos membros do Pacto, tendo também uma forte compo- nente digital. No site da iniciativa, serão disponibilizados conselhos e estraté- gias para o consumidor, assim como nas redes sociais do Pacto Português para os Plásticos. n
RkJQdWJsaXNoZXIy Njg1MjYx