BP8 - InterPlast
33 EMBALAGEM Odores em embalagens de plástico: causas e soluções O olfato é o sentido mais primitivo e o que permanece na nossa memória durante mais tempo. Por esta razão, cada vez mais empresas dão importância ao marketing olfativo, uma oportunidade de atrair consumidores utilizando aromas específicos para despertar emoções e influenciar o seu comportamento e disposição. O cheiro tem um grande impacto no comportamento do consumidor, razão pela qual é essencial evitar a presença de odores indesejados nos produtos e embalagens. María Lorenzo Investigadora do Laboratório de Identificação Química da Aimplas CAUSAS O cheiro dos plásticos pode ter origem em vários pontos da cadeia de valor. Em primeiro lugar, a matéria-prima virgem pode reagir ou degradar-se durante a polimerização gerando compostos voláteis comodores indese- jados. Pode tambémprovir de aditivos, substâncias de peso molecular infe- rior, que podem volatilizar-se a baixas temperaturas. Contudo, os aditivos tam- bém podem ser usados para impedir a formação de odores. É o caso dos que protegem a embalagem da foto- degradação. Os compostos voláteis também podem surgir durante a fase de processamento dos materiais ou numa fase posterior, mediante incor- poração de contaminantes. Outro aspeto a ser considerado são os odores que podemser gerados durante a utilização do plástico. Por exemplo, nas embalagens alimentares podemapare- cer odores indesejados provocados por tratamentos agressivos necessários para preservar os alimentos, ou por reações químicas que libertamcompostos que geradores de odores desagradáveis.
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