BP8 - InterPlast

51 IMPRESSÃO 3D cantes inovadores, como a Deutsche Bahn, estão a reduzir a sua depen- dência da cadeia de abastecimento, utilizando a impressão 3D para fabricar peças sobresselentes in situ, como e quando sejam necessárias. Quando ocorreram os confinamentos devido à Covid-19 em toda a Europa, a cadeia de abastecimento de peças sobresse- lentes da empresa viu-se depauperada. Graças à sua capacidade de impres- são 3D interna, a Deutsche Bahn pôde produzir in situ várias destas peças sobresselentes para comboios nas quantidades exatas necessárias para garantir o cumprimento dos calendá- rios de produção. NÃO É APENAS UMA SOLUÇÃO PARA TEMPOS DIFÍCEIS... Embora a Covid-19 tenha posto em evidência a fragilidade das cadeias de abastecimento e colocado o foco na impressão 3D, a resiliência, ou capaci- dade de resistência, também é uma vantagem nos períodos mais normais. Ter impressoras 3D em cada unidade de produção permite aos fabricantes distanciarem-se domodelo tradicional de produção centralizada, dependente das cadeias de abastecimento para a distribuição de peças, e adotaremuma produção descentralizada. Por exemplo, o gigante dos transportes Siemens Mobility há vários anos que implanta com sucesso a impressão 3D para fabricar ferramentas e peças sobresselentes emdiferentes unidades de produção. O seu centro de manu- tenção digital RRX, na Alemanha, encarregado da manutenção e assis- tência a mais de 100 comboios por mês, digitalizou por completo as suas operações. Graças a um inventário digital de toda a empresa, a Siemens Mobility pode reagir rapidamente às alterações nos pedidos de manuten- ção, imprimindo em 3D ferramentas essenciais e peças sobresselentes para os seus comboios 'in situ', em função das necessidades. É importante assi- nalar que esta alteração no modelo de negócio eliminou por completo a sua dependência de fornecedores externos. Agora, a Siemens Mobility apenas fabrica o que necessita, sem necessidade de armazenamento. O resultado foi uma grande poupança de tempo para a empresa, até 95% em algumas peças. E a Siemens Mobility não é a única; outras empresas com visão de futuro adotaram o fabrico aditivo a nível estratégico muito antes do flagelo da pandemia da Covid-19. O maior fabricante do Reino Unido, o gigante do setor aeroespacial BAE Systems, fez das suas impressoras 3D Stratasys, de nível industrial, o centro da sua bem-sucedida iniciativa 'Fábrica do futuro'. Isto permitiu-lhe reduzir con- sideravelmente os custos e tempos de comercialização, e contribuiu para a melhoria da flexibilidade de produ- ção da empresa. Do mesmo modo, o gigante industrial Schneider Electric enveredoupela implantação emgrande escala do processo Indústria 4.0 nas suas operações emtodo omundo, uma medida concebida para aumentar a eficácia operacional e reduzir custos para os seus clientes. Como foi anun- ciado recentemente, a impressão 3D da Stratasys também desempenhou umpapel crucial nesta iniciativa. A sua fábrica de Navarra, em Espanha, con- seguiu sozinha uma poupança demais de 20 mil euros por ano no fabrico de ferramentas para a linha de monta- gem. A empresa também comunicou uma redução da dependência de for- necedores, o que aumenta de forma significativa a flexibilidade da produção e acelera os tempos de comercialização. Em última instância, as empresas de todas as dimensões deveriam reco- nhecer a impressão 3D como um ativo estratégico e não só como um equi- pamento tático do departamento de conceção ou da unidade de produ- ção. Embora a pandemia da Covid-19 possa ter sido umacontecimento crucial para dar a conhecer a impressão 3D ao público em geral, isto é apenas o início. Àmedida que muitas empresas refletem sobre o impacto da pandemia nas suas cadeias de abastecimento e nas suas operações de produção, a impressão 3D pode ser a resposta, visto que a resiliência, a eficácia e a rentabilidade se tornaram nos objeti- vos comuns das empresas que têmde planificar as suas operações perante um futuro incerto. n Graças a um inventário digital de toda a empresa, a Siemens Mobility pode reagir rapidamente às alterações nos pedidos de manutenção, imprimindo em 3D ferramentas essenciais e peças sobresselentes para os seus comboios in situ, em função das necessidades, e já não depende dos fornecedores.

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