A nova máquina foi apresentada ao mercado no final de 2018.

A primeira Roboshot a-S450iA instalada na Europa veio para Portugal

Redação05/09/2019

Antes mesmo do lançamento europeu, que teve lugar na última edição da Fakuma, a KLC foi a primeira empresa do continente a encomendar a Roboshot a-S450iA, uma nova máquina de injeção elétrica de alta precisão da Fanuc, distribuída na Península Ibérica pela AGI - Augusto Guimarães & Irmão, Lda. Entretanto, a KLC já adquiriu uma segunda unidade deste modelo para as suas instalações na Marinha Grande.

foto

A nova Roboshot a-S450iA, disponível em dois modelos (com capacidades de injeção standard e elevada), foi apresentada ao público, pela primeira vez, na Fakuma 2018.

A KLC é uma empresa especializada na produção de peças injetadas de valor acrescentado, em processos de acabamento cosmético e de montagem que, desde 1993, atua nos sectores mais rigorosos da indústria automóvel, com componentes incorporados nos mais conceituados OEM’s. Além disso, atua também nos mercados da eletrónica de consumo e de dispositivos médicos. O alto nível de exigência dos seus processos leva a KLC a recorrer a tecnologias de ponta. A preferência pela nova Roboshot a-S450iA está relacionada com resultados anteriormente adquiridos em máquinas Fanuc Roboshot de tonelagem inferior, obtidos graças às vantagens que esta série de máquinas oferece: precisão dos seus servomotores, construção mecânica e baixo consumo energético, bem como a possibilidade de ser equipada com fusos Ultra.

“A Roboshot oferece, além das características inumeradas anteriormente, a possibilidade de ser equipada com fusos Ultra. Neste projeto em particular, vamos trabalhar com grandes cargas de fibras e minerais e esperamos obter uma maior longevidade, menor manutenção, menor consumo elétrico e grande estabilidade de processo”, refere Pedro Colaço, gerente da KLC.

foto
A KLC optou pela nova Roboshot a-S450iA baseada na boa experiência com máquinas Fanuc Roboshot de tonelagem inferior.

Agora em tonelagens de maior capacidade, a nova Roboshot a-S450iA foi apresentada ao público, pela primeira vez, na feira Fakuma 2018 e está disponível em dois modelos: Standard Injection Capacity e High Injection Capacity. A Roboshot a-S450iA tem uma força de fecho de 4500 kN (5000kN em opção), um volume de injeção máximo de 2827 cm3, uma distância entre coluna de 920 mm x 920 mm, e permite uma altura máxima do molde de 1000 mm. Tudo isto utilizando o mesmo sistema CNC Fanuc que caracteriza toda a linha Roboshot.

foto

A Roboshot a-S450iA tem uma tonelagem de 4.500 kN e um volume de injeção máximo de 2827 cm3.

Para Pedro Colaço, o investimento em três máquinas de injeção elétrica de alta precisão Fanuc tem uma justificação: “A KLC injeta componentes em polímeros de engenharia que necessitam de grande estabilidade dimensional. As especificações são bastante exigentes e as janelas de processamento tendem a ser bastante estreitas. Isto porque a maior parte das peças interagem com outras em sistemas montados. Fornecemos também peças com desempenho ótico. Por outro lado, a KLC é também especialista em acabamentos cosméticos e alguns destes processos, nomeadamente a lacagem e o PVD, necessitam de superfícies livres de defeitos”. Realça ainda que “a Inteligência artificial está a ser testada, mas as primeiras indicações são bastante boas.”

foto
A Fanuc Roboshot permite a aplicação da mais avançada tecnologia de torneamento e fresagem CNC de precisão em moldagem por injeção elétrica.

Máquinas Roboshot

A Fanuc Roboshot permite aplicar a tecnologia de ponta de precisão CNC de torneamento e fresagem à moldagem por injeção elétrica. Como resultado obtém-se uma maior aceleração, precisão máxima dos movimentos e tempos de ciclo extremamente curtos na produção consistente de grandes quantidades de peças de alta qualidade. Esta máquina tem também o consumo de energia mais baixo do mundo: a tecnologia servo superior e a recuperação de energia inteligente da Fanuc reduzem o consumo de energia da Roboshot em 50 a 70% em comparação com as máquinas hidráulicas, e em 10 a 15% em comparação com máquinas elétricas de outros fabricantes.

foto
A KLC é especializada na produção de peças moldadas por injeção para processos de acabamento cosmético e montagem.
MoldPlas 2019Jaba traducción técnica espcializada

interplast.pt

InterPLAST - informação para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial