Pavilhão 15, stand C58

iQ weight control: qualidade e estabilidade agora também para material reciclado

Redação06/09/2019

Na K 2019, a Engel exibe pela primeira vez, a nível mundial, uma aplicação do software iQ weight control para a injeção de material reciclado, tornando realidade o grande potencial do inject 4.0 para a economia circular.

O software iQ para controlo do peso de injeção ajusta individualmente os parâmetros do processo durante um ciclo, reconhecendo e compensado automaticamente os desvios de fluxo de material, de acordo com as condições prevalecentes. O sistema existe desde 2014 e tem sido utilizado com grande eficácia no processamento de material virgem. No entanto, o material reciclado produz, naturalmente, maiores variações de lote do que o material virgem. A capacidade do software de operar de forma fiável também nestas circunstâncias foi testada minuciosamente pela Engel e pelo especialista em reciclagem Erema. Utilizando diferentes tecnologias de reciclagem, recuperaram-se geotêxteis de polipropileno bastante contaminados, que foram posteriormente peletizados e submetidos a um processo de injeção, utilizando o controlador de peso iQ. “Os testes confirmaram que o iQ mantém um volume de fusão constante durante todo o processo de produção, mesmo durante o processamento de material reciclado”, afirma Paul Kapeller, gerente de produto de soluções digitais da Engel Austria. “Ao oferecer esta solução, estamos a abrir as portas a uma gama significativamente maior de aplicações para material reciclado, contribuindo de forma importante para a economia circular”.

Compensar as flutuações de material de forma fiável

Na K, a Engel pretende demonstrar o grande potencial do controlador de peso iQ para fechar o ciclo de reciclagem através do processamento de ABS totalmente reciclado numa máquina de injeção Engel victory 120. Para simular condições reais, será utilizado material reciclado de duas empresas diferentes, a MGG Polymers e a Bage-Plastics. “Muitos processadores têm vários fornecedores para o seu material reciclado”, explica Kapeller. “Como resultado, as características de fluxo das matérias-primas podem variar tão drasticamente que chegam a acontecer interrupções de alimentação após uma troca de material. O controlador de peso iQ entra em ação no primeiro ciclo, adaptando os parâmetros às novas circunstâncias para que as peças sejam produzidas de forma consistente, independentemente do fornecedor do material reciclado”.

foto
Durante a K 2019, a Engel vai demonstrar o potencial do iQ weight control para a economia circular ao utilizá-lo para processar ABS reciclado.

O estado da arte na produção inteligente

A máquina de injeção victory 120 representa o estado da arte na produção inteligente. Além do controlador de peso iQ, todos os outros produtos iQ do programa inject 4.0 da Engel vêm instalados de série. A adaptação permanente de parâmetros de processo relevantes para a qualidade com base em dados em tempo real é uma característica essencial da fábrica inteligente.

Jaba traducción técnica espcializadaMoldPlas 2019

interplast.pt

InterPLAST - informação para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial