O material foi produzido exclusivamente com reciclado pós-consumo

Tecnologia Erema produz PEAD-RPC adequado para contacto alimentar

09/10/2019

A entidade norte-americana Food and Drug Administration (FDA) aprovou recentemente a conformidade para contacto alimentar do polietileno de alta densidade produzido a partir de reciclado pós-consumo (PEAD-RPC), fabricado através do sistema de extrusão patenteado INTAREMA TVEplus RegrindPro, em combinação com o módulo ReFresher, todos da Erema. Este passo vem contribuir para fechar o ciclo das embalagens de alimentos fabricadas com PEAD.

foto
O PEAD-RPC, produzido pelo sistema de extrusão patenteado da Erema INTAREMA TVEplus RegrindPro, em combinação com o módulo ReFresher, pode ser usado para produzir material para embalagem alimentar. Foto: Erema

“A aprovação da FDA significa que as novas embalagens de alimentos podem conter até 100% de PEAD-RPC produzido através deste processo de reciclagem”, diz Clemens Kitzberger, diretor de desenvolvimento de negócios do Grupo Erema para o setor pós-consumo. O material de partida para o PEAD-RPC consiste em 99% de embalagens de alimentos (garrafas de leite e de sumos de frutas) e pode ser reprocessado em garrafas, pratos e produtos similares. A Erema consegue obter a pureza necessária do PEAD-RPC através da combinação do sistema de extrusão INTAREMA TVEplus RegrindPro com o módulo ReFresher, uma tecnologia anti-odor altamente eficiente.

“A nossa máquina consegue um alto grau de descontaminação graças a um pré-tratamento do material, que durante cerca de uma hora permanece na unidade de pré-condicionamento da extrusora, e à remoção adicional de substâncias odoríferas de baixa volatilidade do granulado pelo processo ReFresher”, diz Michael Heitzinger, diretor geral da Erema GmbH. A eficiência do ReFresher foi testada e confirmada num ensaio independente que utilizou como input material altamente contaminado. Além disso, o processo ReFresher é energeticamente económico, já que utiliza a energia latente dos pellets pré-aquecidos pelo processo de extrusão

Já no início deste ano, num projeto conjunto entre a Werner & Mertz e a Erema, esta tecnologia de reciclagem tinha sido decisiva para a produção da primeira embalagem de gel de banho aprovada pela indústria cosmética, fabricada apenas com PEAD-RPC, a nível mundial.

ReFresher: uma revolução na reciclagem de contaminados

O módulo ReFresher, lançado pela Erema na K 2016, elimina os odores causados por substâncias contaminantes dos materiais plásticos (restos de alimentos, detergentes, cosméticos, et.). O equipamento é instalado a jusante do processo de extrusão e mantém os reciclados à temperatura necessária para que os materiais voláteis possam ser eliminados.

O sistema oferecido pela Erema inclui também o INTAREMA TVEplus, que entra em ação durante a fase de extrusão, impedindo o desenvolvimento de odores desagradáveis decorrentes, por exemplo da contaminação por celulose (restos de papel ou madeira). Nos processos tradicionais, estes contaminantes acabam por ser queimados durante a extrusão, o que transfere um cheiro desagradável para o plástico. Na solução apresentada pela Erema, a separação das partículas de celulose do plástico acontece graças à interação entre a unidade de pré-condicionamento instalada, a tecnologia Airflush, a baixa temperatura de fusão, a filtragem eficiente e as várias etapas de desgaseificação. O resultado final é um material filtrado, desgaseificado e inodoro, apto para as mais variadas aplicações.

foto
O módulo ReFresher elimina odores causados por substâncias contaminantes. Foto: Erema

Unidade móvel para demonstrações ‘in loco’

Os clientes da Erema também podem testar o efeito do ReFresher na sua própria fábrica. A empresa desenvolveu uma versão compacta e móvel deste módulo especificamente para esta finalidade. Durante a feira K 2019, estas e muitas outras inovações técnicas nas áreas da reciclagem de PET e de material pós-consumo, bem como da reciclagem ‘in house’, estarão em destaque no stand C05, do pavilhão 9.

foto
Jaba traducción técnica espcializadaInterPlastMoldPlas 2019

interplast.pt

InterPLAST - informação para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial