Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Robô pedagógico 'sente' e 'olha' com um TPE transparente em conformidade com a norma UNE-EN 71-3 para segurança de brinquedos.

Photon: um robô educativo com compostos plásticos

27/11/2019

A Photon Entertainment Sp. z o. o. o., uma empresa sediada na cidade polaca de Bialystok, lançou o robô educativo Photon, que ajuda as crianças a desenvolverem as suas capacidades lógicas de uma forma lúdica. O Photon é controlado por uma roda giratória central e funciona com duas rodas traseiras laterais, cujos perfis são feitos de um composto Thermolast K da série GP/FG da Kraiburg. Dois elementos transparentes na cabeça atuam como antenas ou sensores de luz. Para dar uma resposta ‘emocional’, o robô tem dois olhos que podem mudar de cor tal como os sensores. De destacar que os sensores e os olhos são feitos de um composto Thermolast K da família FC/ht.

"Para nós, era importante que as crianças percebessem o robô não como um brinquedo essencialmente tecnológico, mas como um companheiro interativo, que estimula o pensamento lógico e que, através da brincadeira, permite explorar o mundo da robotização e digitalização”, diz Michal Grzes, co-fundador da Photon Entertainment. “Naturalmente, durante o desenvolvimento, tivemos em conta o cumprimento das normas mais rigorosas, incluindo a UNE-EN 71-3, que regula a migração e a segurança fisiológica dos materiais utilizados nos brinquedos, bem como a sua baixa inflamabilidade”.

O robô pedagógico interativo Photon apresenta sensores, olhos e perfis de banda de rodagem feitos de compostos Thermolast K...

O robô pedagógico interativo Photon apresenta sensores, olhos e perfis de banda de rodagem feitos de compostos Thermolast K.

Não é por acaso que este robô educacional foi inventado em Bialystok, uma cidade universitária no leste da Polónia. A sua Universidade Politécnica é considerada mundialmente como um laboratório de ideias para robótica inovadora e goza desse prestígio pelo menos desde que venceu a edição de 2014 do 'University Rover Challenge', realizado nos Estados Unidos. Essa foi a terceira vez que uma equipa de Bialystok ganhou concurso, e fê-lo com o Hyperion 2, um robô para a exploração de Marte construído sob a direção de Grzes.

Bialystok também alberga a equipa de especialistas da Sp. z o. o. o., que se especializou em aplicações plásticas inovadoras e fornece as peças moldadas por injeção para o Photon. “Os perfis de rodagem, sensores e olhos de robô são componentes fundamentais para a operação e interação; para eles, procuramos materiais que ofereçam uma sensação agradável ao toque e, ao mesmo tempo, garantam a robustez necessária e duradoura no uso diário", explica Pawel Matczuk, que dirige a área de Apresentação de Novos Projetos na equipa de especialistas. “Estas aplicações foram o nosso primeiro projeto conjunto com a Kraiburg TPE. O fabricante dos materiais forneceu-nos uma assistência extraordinária desde a escolha dos elastómeros termoplásticos adequados até à apresentação das amostras das peças no local, para que pudéssemos cumprir os prazos ambiciosos fixados para o lançamento do robô no mercado”.

Para os sensores e olhos do Photon, a equipa escolheu um composto Thermolast K da série FC/ht (Food Contact, high-transparent), cuja eficácia já foi demonstrada em vários produtos finais diferentes que entram em contato com alimentos e pele. A lista inclui artigos domésticos, embalagens, máquinas de barbear, escovas de dentes e brinquedos. Além dos critérios da FDA (CFR 21) e do Regulamento (UE) n.º 10/2011 sobre aplicações em contacto com alimentos, o composto cumpre a rigorosa norma de segurança de brinquedos UNE-EN 71-3, que limita a utilização de materiais contendo metais pesados.

Imagen

Por outro lado, o composto de TPE escolhido oferece excelente desempenho de fluidez e uma agradável suavidade ao toque, que é combinada com um grau de dureza de 80 Shore A. A sua extraordinária transparência favorece a interação com o robô, uma vez que os sensores e os olhos também são concebidos como elementos de comunicação luminosos, que, dependendo da tarefa ou ‘reação’, mudam de cor e requerem uma boa dispersão da luz.

Um Thermolast K preto da série GP/FG (General Purpose, Low Fogging) é usado para os perfis do Photon. Graças à sua resistência à abrasão com 60 Shore A, isto garante que o robô não deixa marcas em pisos delicados. Este TPE é também caracterizado por boas propriedades de fluidez e uma agradável sensação táctil. Além disso, está listado na UL 94 HB como um retardador de chama. As aplicações típicas incluem elementos funcionais como cabos, botões de controle, botões de pressão, interruptores e vedações.

O robô pedagógico Photon foi concebido de forma a que as suas funções - apontar para alvos, detetar obstáculos, sentir contactos, reagir à luz, aos sons e à fala - sejam progressivamente ativadas. No processo, as crianças aprendem a programar. A Photon Entertainment também oferece o robô juntamente com um pacote de aplicações educacionais para escolas e jardins de infância. “Estamos muito felizes por termos contribuído para o sucesso deste notável brinquedo educativo", afirma Michael Pollmann, diretor de vendas e marketing da Kraiburg TPE para a região da Europa, Médio Oriente e África. “O Photon reafirma o potencial multifacetado dos nossos elastómeros termoplásticos para implementar inovações altamente exigentes em qualquer campo de aplicação”.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial