BASF e Gruppo Fabbri desenvolvem filme estirável, compostável e certificado para embalagens de alimentos frescos

25/03/2020

A BASF e o Gruppo Fabbri (Itália) desenvolveram uma solução sustentável para o filme estirável utilizado em embalagens de alimentos frescos. Com base no ecovio da BASF, o Gruppo Fabbri produziu o filme de elevada transparência Nature Fresh, para embalar manual ou automaticamente carne, peixe, frutas e legumes.

foto

Trata-se do primeiro filme estirável compostável, que combina uma ótima respirabilidade para prolongar a vida útil dos alimentos frescos com elevada clareza e excelentes propriedades mecânicas para embalagem automática. O Nature Fresh está certificado e aprovado para o contacto com alimentos, de acordo com os regulamentos americanos e europeus. Além disso pode também ser usado como filme estirável industrial.

Graças às suas propriedades, este novo filme ajuda a manter os alimentos frescos durante um período de tempo mais longo em comparação com outras alternativas de filme extensível, como o policloreto de vinilo (PVC) ou o polietileno (PE). Desta forma, é diminuído o desperdício alimentar e, logo, as emissões de gases de efeito estufa. Uma vez utilizado, o Nature Fresh pode ser compostado com qualquer outro alimento em compostagem doméstica ou industrial, de acordo com a legislação nacional. Isto permite a reciclagem orgânica e ajuda a fechar o ciclo da cadeia alimentar em direção a uma economia circular.

Carsten Sinkel, diretor de Desenvolvimento Global de Polímeros da BASF, declarou: "Estamos a assistir a uma mudança no mercado: cresce a procura de alternativas ao PVC, que é o material mais usado hoje em dia para a embalagem de produtos frescos com filme estirável. Por seu lado, os filmes de PE não oferecem o desempenho desejável, o que encurta a vida útil dos alimentos recém-embalados. Como resultado, os resíduos alimentares geram uma série de emissões de gases com efeito de estufa: por exemplo, frutas e legumes geram 33% das emissões de gases com efeito de estufa a partir dos resíduos alimentares em todo o mundo. O nosso ecovio® compostável certificado torna possível a fabricação de um filme extensível que prolonga a vida útil e que pode ser compostado após o uso, junto com os resíduos orgânicos, de acordo com a legislação de cada país. Recorde-se que a Diretiva de Resíduos da UE promove soluções que tenham como objetivo reduzir os resíduos alimentares e aumentar a recolha de resíduos orgânicos.

O Gruppo Fabbri oferece o filme Nature Fresh em quatro formatos: em rolos para máquinas de embalagem manual ou automática para embalagem industrial de alimentos, em caixas para hotéis, restaurantes e serviços de catering, em rolos extra-grandes para processadores e em rolos para aplicações de embalagem manual pelo consumidor final.

InterPlast Acompanhe no Facebook20 Years Jaba traduçao técnica especializada 4.0InterPlastInterplast

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - informação para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial