Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

O papel determinante do plástico na luta contra a Covid-19

15/05/2020
Os impactos sociais e económicos da Covid-19 exigem uma ação imediata e terão consequências a médio e longo prazo. Na luta contra a doença, há um material essencial: o plástico. Dispositivos médicos e equipamentos de proteção individual estão a ser produzidos com todas as capacidades disponíveis e são apenas exemplos de como os produtos plásticos estão a ajudar a combater a pandemia.
Imagen

Muitas outras aplicações estão a contribuir para o funcionamento da sociedade e da economia durante esta crise. Dos pavimentos vinílicos antibacterianos nos hospitais aos equipamentos de limpeza e às embalagens para detergente, desinfetante e alimentos, os plásticos são essenciais nas mais variadas vertentes de combate à pandemia. As embalagens plásticas, em particular, são importantes para assegurar o funcionamento das nossas cadeias de abastecimento de alimentos e de outros bens essenciais. Num notável esforço de adaptação, transformadores de plásticos que, anteriormente, não estavam envolvidas no fabrico de equipamentos de proteção individual ou de dispositivos médicos estão a mudar as suas linhas de produção para fornecer estes bens tão necessários.

A indústria transformadora de plásticos europeia, composta por cerca de 50 mil PME, está a trabalhar, com toda a sua capacidade, para mitigar os efeitos desta crise sem precedentes. Para tal, as empresas foram obrigadas a dedicar toda a sua atenção à gestão da crise e suspender todas as atividades não essenciais, para se concentrarem na saúde e segurança dos cidadãos europeus. Este trabalho deverá continuar, com o apoio das autoridades, durante, pelo menos, os próximos 12 meses, de forma a podermos reconstruir o que é necessário reconstruir após a crise.

Esta é também a razão pela qual a EuPC, numa carta aberta à Comissão Europeia, apelou à suspensão da Diretiva sobre Plásticos de Uso Único, bem como de quaisquer iniciativas regulamentares não essenciais aos Estados-Membros, até que a situação na Europa volte à normalidade. "A indústria precisa agora desta estabilidade para poder prosseguir todos os seus esforços no combate à pandemia e evitar falências e perdas de emprego”, explica o diretor geral da EuPC, Alexandre Dangis, em entrevista a diversos canais de televisão internacionais.

A indústria de transformação de plásticos europeia continuará a sua transição para uma economia circular, tal como oficializado na Circular Plastics Alliance. No entanto, durante a crise da Covid-19, é necessário considerar alguma flexibilidade, de forma a atingir alguns prazos até 2025.

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    14/07/2025

  • Newsletter InterPlast

    07/07/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial