Atlas Copco Rental
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
A qualidade da triagem dos resíduos é determinante para o sucesso da economia circular do plástico

Novas orientações para a caracterização dos resíduos plásticos recicláveis

01/06/2020

A associação europeia de recicladores de plásticos - Plastics Recyclers Europe – anunciou que o seu guia para a triagem de resíduos plásticos destinados à reciclagem foi atualizado de forma a abranger mais tipos de materiais.

Imagen

Os requisitos orientadores de caracterização dos materiais plásticos para reciclagem, desenvolvidos pela Plastics Recyclers Europe e baseados na experiência dos recicladores europeus de plásticos, visam incentivar a crescente qualidade dos plásticos reciclados. Estes documentos fornecem uma referência de informação e um sistema harmonizado de caracterização de material destinado à reciclagem, orientando o mercado europeu para uma gestão eficiente e sustentável dos resíduos plásticos.

As orientações pré-existentes, divulgadas em 2017, foram atualizadas e completadas com novas diretrizes, de forma a abranger os maiores fluxos de reciclagem na Europa. Estão agora disponíveis as ‘guidelines’ para a triagem de películas de PE e PP, embalagens PE-HD, embalagens rígidas de PP e PS, PVC rígido e flexível, REEE e VFV, bem como as relativas a resíduos de PET transparente, azul claro e colorido.

Para impulsionar a qualidade dos plásticos recolhidos e triados, a caracterização dos resíduos que chegam aos recicladores deve ser coerente e drasticamente melhorada em toda a UE. Os requisitos orientadores da caracterização dos materiais para reciclagem especificam as principais propriedades que definem o tipo, origens e características dos resíduos triados, os níveis de impurezas, os meios de transporte e a informação dos fornecedores. Os documentos podem ser utilizados tanto pelos centros de triagem como pelas instalações de reciclagem para verificar a fiabilidade dos fornecedores e, juntamente com as especificações acordadas contratualmente, para caracterizar o conteúdo dos fardos. Além disso, podem servir como referência de informação no processo de verificação da qualidade dos fardos.

A classificação dos plásticos de acordo com fluxos definidos melhora a eficiência do processo de reciclagem e aumenta a qualidade dos recicláveis. Para o efeito, as diretrizes foram desenvolvidas por tipo de produto, a fim de preservar, tanto quanto possível, o valor dos materiais. Estas orientações podem ser aplicadas a diversos sistemas de recolha de resíduos.

À medida que a indústria evolui e que as empresas avançam para uma economia circular, os documentos de orientação terão de ser ajustados com base nas necessidades individuais e nas alterações do mercado. Estas orientações constituem um passo adicional para um mercado de matérias-primas secundárias harmonizado e bem estabelecido na Europa.

Para aceder às novas orientações, clique aqui.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    20/11/2024

  • Newsletter InterPlast

    13/11/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial