Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Moldex3D 2020 vem facilitar a transformação digital da indústria de plásticos

03/06/2020
Foi apresentada, em março, a nova versão do software de simulação de injeção de plásticos Moldex3D. Tal como as versões anteriores, o Moldex3D 2020 otimiza a arquitetura do solver, mas apresenta um desempenho apurado. Permite, por exemplo, integrar novos módulos de análise, que oferecem aos utilizadores da indústria as condições necessárias para enfrentarem com flexibilidade as rápidas mutações em curso no mercado global.
Imagen

A versão Moldex3D 2020 introduz novos avanços na capacidade de simulação, nomeadamente o coeficiente de transferência de calor e a captação do efeito de orelha (ear flow) devido a certas características dos materiais introduzidas no software, refinando a precisão das análises de deformação e de refrigeração.

As funções inovadoras do Moldex3D 2020 são todas baseadas nas necessidades referenciadas pelos clientes e vêm aumentar a rapidez e adequação das análises da injeção. Com a otimização da arquitetura do solver, o desempenho computacional do Moldex3D é bastante aprimorado, o que permite aos utilizadores economizar o tempo de análise em mais de 20%.

Por outro lado, foram acrescentadas novas ferramentas de reparação para permitir que os utilizadores resolvam os problemas da geometria e da malha de maneira mais rápida e eficaz. A rapidez na realização das modificações no projeto é significativamente aumentada.

Além disso, foi lançada a plataforma iSLM - Intelligent Simulation Lifecycle Management, para armazenar e gerir dados, que integra a informação do projeto do molde, dos materiais e da simulação, dotada de ferramentas para a recolha instantânea da informação quantitativa dos testes. A plataforma permite comparar de imediato os resultados do teste com os da simulação, numa demonstração plena da integração da realidade física e digital. Esta é uma resposta à transformação inerente aos processos de fabricação inteligente que ajuda as empresas a sistematizarem a gestão de dados e a montarem um sistema de operação online para, de uma maneira prática e ágil, implementarem o trabalho em equipa.

Também as funções existentes dos módulos foram melhoradas, entre outras na simulação da sobremoldação, em que é considerado o impacto da deformação do primeiro componente sobre a deformação dos restantes. De destacar ainda que o comportamento dinâmico da compressão dos materiais que ocorre no fuso e bico da máquina de injeção pode ser simulado elevando assim a precisão do cálculo da pressão de injeção.

A Simulflow, representante em Portugal e Espanha do Moldex 3D, está a testar esta nova versão antes de a colocar no mercado.

Empresas ou entidades relacionadas

Simulflow, Comércio de Programas Informáticos, Lda.

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial