Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Compacta, flexível, rentável

Engel apresenta a próxima geração de máquinas de injeção totalmente elétricas e-mac

21/07/2020

A Engel prepara-se para apresentar, em outubro deste ano, a próxima geração da sua série de máquinas de moldagem por injeção totalmente elétricas e-mac, numa aplicação particularmente desafiante: a injeção de pontas de pipeta. Oferecendo elevada flexibilidade para as necessidades individuais de cada cliente, a e-mac é agora ainda mais compacta.

Na produção de pipetas em plástico, a qualidade das pontas depende em grande parte da precisão do processo de injeção. Ao mesmo tempo, os núcleos longos no molde requerem movimentos absolutamente precisos das placas de montagem do molde durante a abertura e o fecho. As máquinas totalmente elétricas de moldagem por injeção são, portanto, a solução preferida neste segmento de aplicação, já que, na escolha da melhor solução, a relação custo-eficácia tem um peso significativo.

Agora ainda mais compactas, as máquinas totalmente elétricas e-mac, da Engel...
Agora ainda mais compactas, as máquinas totalmente elétricas e-mac, da Engel, são equipadas com servo-motores particularmente potentes para uma ótima eficiência. Foto: Engel.

Com a e-mac, a Engel oferece ao mercado um equipamento que combina um elevado rendimento e eficiência energética com um design de máquina extremamente compacto, assegurando os mais baixos custos unitários possíveis, mesmo num ambiente de sala limpa. Graças a uma geometria otimizada da alavanca basculante, a e-mac 265/180 que vai ser lançada no mercado é 450 mm mais curta do que a versão anterior de 180 toneladas, sem reduzir o curso de abertura. A nova geração da série e-mac é, assim, a mais compacta do segmento, a nível mundial.

Todos os movimentos da e-mac são acionados por motores servo-elétricos, o que garante uma elevada eficiência global da máquina. Se necessário, é possível integrar na máquina uma unidade servo-hidráulica, sem necessidade de espaço adicional.

A e-mac foi desenvolvida de raiz com foco especial na dinâmica do equipamento e está disponível em três classes de desempenho. Como resultado, a máquina pode ser adaptada com precisão aos requisitos de cada cliente, a fim de alcançar a maior eficiência global para a mais ampla variedade de aplicações.

Totalmente automatizada, com a menor área de implantação

A primeira aplicação da e-mac 180 consiste na injeção de pontas de pipeta feitas de polipropileno num molde de precisão de 64 cavidades fabricado pela empresa Tanner (Feuer-thalen, Suíça). O tempo de ciclo é de seis segundos, que é exatamente o intervalo em que as máquinas e-mac são fortes. Para aplicações de precisão com tempos de ciclo superiores a quatro segundos, a e-mac é frequentemente a solução mais económica do segmento. Para além da tecnologia médica, a máquina é utilizada nos campos da embalagem, da teletrónica e da moldagem técnica.

A automatização integrada dá uma contribuição adicional para a muito pequena área de implantação da célula de produção. Um robô linear ENGEL viper 20 remove as 64 pontas de pipeta do molde e transfere-as para a célula compacta integrada para deposição em cavidades separadas. A nova célula pode ser concebida à medida. Aloja todos os componentes de automação e unidades de processo a jusante, tais como controlo de qualidade, um servidor de bandejas ou um trocador de caixas, e é significativamente mais estreita do que as proteções de segurança convencionais. A sua construção normalizada permite a rápida configuração do molde em caso de mudança de produto.

A nova geração de máquinas e-mac, da Engel, é apresentada ao mercado através de uma demonstração particularmente exigente...
A nova geração de máquinas e-mac, da Engel, é apresentada ao mercado através de uma demonstração particularmente exigente: a produção de pontas de pipeta. Foto: Engel.

A assistência inteligente aumenta a consistência do processo

A Engel fornece células de produção especialmente adaptadas à aplicação de cada cliente e que incluem soluções de digitalização e ligação em rede, para além da máquina de injeção e de toda a automação. Para a produção de pontas de pipeta, a célula de produção está equipada com os sistemas de assistência inteligentes iQ weight control e iQ flow control.

Enquanto o iQ weight control reajusta o volume de material injetado para cada ciclo de injeção, assegurando uma qualidade constante das peças, o e iQ flow control ajusta automaticamente as diferenças de temperatura no circuito de arrefecimento por água. Para tal, o software utiliza os valores medidos pelo sistema de controlo de temperatura e-flomo. Desta forma, consegue-se um controlo de temperatura constante e uma eficiência energética significativamente melhorada, já que a velocidade das bombas nos dispositivos de controlo de temperatura e-temp é também gerida automaticamente para cumprir os requisitos.

Em Portugal, a Engel é representada pela Equipack.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial