A KraussMaffei ampliou a sua capacidade para realizar ensaios para clientes e para as suas próprias atividades relacionadas com os processos de reciclagem e fabrico de compostos. Desde há alguns meses, o centro de investigação e desenvolvimento das suas instalações de Hannover está equipado com um novo sistema que pode funcionar à escala industrial. A nova linha EdelweissCompounding é composta por duas extrusoras de duplo fuso ZE 65 BluePower e está concebida para permitir uma produção máxima de 2000 kg/h.
Embora no passado fosse habitual combinar uma extrusora monofuso e uma de dois fusos para este fim, a utilização de duas extrusoras de dois fusos é uma verdadeira novidade, segundo informa a empresa. Algumas vantagens desta solução são a sua elevada capacidade de desgaseificação, eficiente eliminação de odores, bom efeito dispersivo e de dispersão na mistura, tratamento suave da massa fundida, e tudo isto quase sem limites quanto à velocidade de produção.
A tecnologia da KraussMaffei, EdelweissCompounding, baseada num processo testado, otimizado e ampliado, destaca-se pela qualidade dos compostos que proporciona com elevadas taxas de rendimento, de várias toneladas por hora. O que mais se destaca na linha de compounding é a nova unidade de corte-compactador patenteada, para o pré-tratamento de resíduos pós-consumo de qualquer tipo, e o sistema de extrusão em duas etapas formado por duas extrusoras de duplo fuso dispostas em série, para o processamento da massa fundida e do compounding. “A linha Edelweiss já está disponível para ensaios com clientes no nosso centro de I+D e destaca-se não só pelas suas inovadoras características técnicas, mas também pelo conceito de ”chave na mão", refere Carl-Philip Poepel, diretor de gestão de Produtos de Tecnologia de Extrusão da KraussMaffei, empresa representada em Portugal pela Folhadela Rebelo.
Na primeira etapa, a extrusora de duplo fuso ZE65 BluePower desgaseifica o material de partida e elimina as substâncias malcheirosas existentes. Isto é especialmente importante quando se reciclam resíduos pós-consumo. A minimização dos odores pode ser intensificada utilizando água, nitrogénio ou inclusivamente dióxido de carbono como arrasto para a desgaseificação, o que é possível graças à ampla gama de opções de dosagem e desgaseificação disponibilizadas pelas extrusoras de duplo fuso da KraussMaffei. “Além disso, a primeira extrusora de duplo fuso garante uma excelente homogeneização do material de entrada que muitas vezes se caracteriza por uma qualidade habitualmente não homogénea”, indica Carl-Philip Poepel, destacando uma vantagem decisiva da nova combinação de máquinas.
Através de um tubo, a massa fundida é transportada para a segunda extrusora de duplo fuso, onde ocorre o verdadeiro processo de compounding. “Enchimento, reforço, pigmentação e incorporação de aditivos. A extrusora de duplo fuso está concebida para qualquer tarefa do processo. Por isso, as nossas extrusoras estão equipadas com todas as unidades auxiliares para a dosagem de péletes, pó, fibras e líquidos”, acrescenta Poepel. Naturalmente, as extrusoras de duplo fuso da KraussMaffei estão equipadas com sistemas de dosagem gravimétrica para diversos tipos de materiais, e também com o equipamento posterior adequado, como filtros finos, bombas e unidade de granulado da BKG-Systems da Nordson.
Outra novidade da linha Edelweiss é a unidade de corte e compactação, que a KraussMaffei integrou recentemente na sua carteira. Embora as frações rígidas com uma densidade aparente superior a 0,3 kg/l possam ser facilmente introduzidas na primeira extrusora de duplo fuso, é necessário preparar especialmente as frações de material leve e espumoso para o seu posterior processamento. A nova unidade de corte e compactação é a solução ideal para estas frações leves, como os resíduos de fibras e películas com elevados teores de humidade de entrada de até 10%. No cortador-compactador, em primeiro lugar a fração de material é desumidificada, compactada e homogeneizada, antes de ser transferida para a extrusora ZE 65 BluePower.
Ao contrário dos conceitos conhecidos que estiveram disponíveis no mercado até agora, a nova unidade de corte-compactador funciona fora da linha e o material aglomerado produzido é descarregado num tapete de pesagem. “Isto permite uma dosagem gravimétrica com uma precisão de 99,8%”, indica Poepel para sublinhar a diferença decisiva em relação à dosagem volumétrica utilizada até agora. Desta forma, excluem-se as variações de dosagem que tendem a ocorrer com as frações leves. Com esta solução, todas as frações de LDPE, HDPE, PP ou PS pós-consumo podem agora ser facilmente processadas em novos compostos de alta qualidade, sendo estes utilizados como substitutos de material virgem, tanto em aplicações de moldagem por injeção como de extrusão.
De igual modo, a linha EdelweissCompounding instalada no centro de I+D está completamente integrada num módulo ‘chave na mão’. As vantagens para o proprietário são uma fácil instalação sem qualquer preparação, uma rápida colocação em funcionamento e uma utilização flexível.
O novo módulo pode ser instalado em qualquer pavilhão. Não são necessários diferentes níveis de instalação nem uma construção especial do espaço, visto que o módulo, com um design bem concebido, integra todos os elementos necessários para o compounding.
Uma vez entregue, só é necessário ligar a linha à rede elétrica local, o abastecimento de água e de ar comprimido e a produção pode começar imediatamente. Em caso de transferência, o módulo pode ser transportado na sua totalidade e fica pronto para a produção sem necessidade de se realizar qualquer alteração.
“Os clientes interessados podem realizar ensaios à escala industrial na nova linha EdelweissCompounding no nosso centro de I+D e constatarem as vantagens proporcionadas pelo conceito global de unidade de produção de conceção modular”. O diretor de gestão de produtos da KraussMaffei convida os clientes a entrarem em contacto para o desenvolvimento de projetos conjuntos.
Graças à combinação da engenharia mecânica e à experiência na criação de formulações específicas para a produção de compostos, e de compostos a partir de material proveniente de resíduos pós-consumo e pós-industriais, a empresa de Hannover disponibiliza-se como parceiro para projetos de “up-cycling” de qualquer tipo. Um laboratório analítico bem equipado e uma máquina de injeção para a produção de amostras de primeiros produtos a partir dos compostos produzidos na linha EdelweissCompounding completam a solução.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa