Atlas Copco Rental: serviços e equipamientos seguros para a produçao de vapor no local
Especialmente indicado para aplicações de embalagem flexível de uso único

BIOPAR: o material com certificação para compostagem doméstica desenvolvido em Portugal

04/09/2020

A United Biopolymers, empresa nacional dedicada à investigação e produção de materiais biodegradáveis e compostáveis, desenvolveu uma tecnologia que permite fabricar um material flexível, transparente, imprimível e inodoro, certificado como biodegradável e compostável tanto em estações industriais como domésticas.

foto

A tecnologia patenteada, denominada Biopar, utiliza amido em conjunto com outros materiais biodegradáveis e um polímero compatibilizante, para produzir filme transparente que pode ser utilizado para fabricar embalagens, sacos de compras, sacos leves, películas protetoras, sacos de lixo, filme agrícola, entre outros.

A tecnologia em causa está certificada como biodegradável e compostável pelas entidades internacionais DIN CERTCO e TUV ÁUSTRIA, quer a nível INDUSTRIAL COMPOST quer a nível HOME COMPOST. No fim de vida, os materiais poderão simplesmente degradar-se em qualquer estação de compostagem doméstica.

foto

Para distinguir este tipo de material do plástico tradicional, a empresa criou a designação ‘CoRez - This is Not Plastic’. “O uso da palavra ‘bioplástico’ vinha, a nosso ver, chocar com o objetivo da própria tecnologia. Ao criarmos uma nova denominação, fazemos a distinção perante o mercado. O nosso objetivo é que o material seja reconhecido por CoRez e não por bioplástico”, afirma Mendes Ferreira, CEO da United Biopolymers.

foto

Instalações da United Biopolymers, na Figueira da Foz.

Fundada em 2015, na Figueira da Foz, a United Biopolymers tem a sua génese na United Resins, empresa do mesmo grupo, especialista na produção de resinas derivadas de colofónia de pinheiro (muito utilizadas no fabrico de adesivos, tintas de impressão, e pastilhas elásticas).

Ainda no primeiro ano de produção a 100%, a United Biopolymers está atualmente a investir cerca de um milhão de Euros no aumento da capacidade produtiva de pellets. “Tendo por objetivo a exportação em escala, não deixamos de lado o mercado nacional, embora, no nosso país, a legislação, ou falta desta, seja um fator adverso ao crescimento da nossa indústria” referiu Rui Santos, um dos responsáveis pela empresa.

Além dos pellets, a United Biopolymers fornece também o polímero compatibilizante, sob o regime de licenças tecnológicas, principalmente a empresas de fora da união Europeia que procurem introduzir esta tecnologia nos mercados em que atuam, controlando a sua produção.

foto
No Centro de Aplicações Industrial, a United Bioplolymers dispõe de equipamento de extrusão e impressão flexográfica de última geração.

Nas suas instalações, a empresa dispõe ainda de um Centro de Aplicações Industrial, equipado com máquinas topo de gama, com capacidade para produzir compostos específicos, extrudir filme multicamada, realizar orientação mono-direcional, imprimir imagens a 6 cores de alta qualidade, e testar a estanquicidade em linhas de conversão. Este centro está disponível para receber os clientes interessados em saber mais sobre a tecnologia da empresa, podendo também servir para a produção de pequenas quantidades de material.

InterPlast Acompanhe no Facebook20 Years Jaba traduçao técnica especializada 4.0InterplastInterPlast

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - informação para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial