Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Especialmente indicado para aplicações de embalagem flexível de uso único

BIOPAR: o material com certificação para compostagem doméstica desenvolvido em Portugal

04/09/2020

A United Biopolymers, empresa nacional dedicada à investigação e produção de materiais biodegradáveis e compostáveis, desenvolveu uma tecnologia que permite fabricar um material flexível, transparente, imprimível e inodoro, certificado como biodegradável e compostável tanto em estações industriais como domésticas.

Imagen

A tecnologia patenteada, denominada Biopar, utiliza amido em conjunto com outros materiais biodegradáveis e um polímero compatibilizante, para produzir filme transparente que pode ser utilizado para fabricar embalagens, sacos de compras, sacos leves, películas protetoras, sacos de lixo, filme agrícola, entre outros.

A tecnologia em causa está certificada como biodegradável e compostável pelas entidades internacionais DIN CERTCO e TUV ÁUSTRIA, quer a nível INDUSTRIAL COMPOST quer a nível HOME COMPOST. No fim de vida, os materiais poderão simplesmente degradar-se em qualquer estação de compostagem doméstica.

Imagen

Para distinguir este tipo de material do plástico tradicional, a empresa criou a designação ‘CoRez - This is Not Plastic’. “O uso da palavra ‘bioplástico’ vinha, a nosso ver, chocar com o objetivo da própria tecnologia. Ao criarmos uma nova denominação, fazemos a distinção perante o mercado. O nosso objetivo é que o material seja reconhecido por CoRez e não por bioplástico”, afirma Mendes Ferreira, CEO da United Biopolymers.

Instalações da United Biopolymers, na Figueira da Foz

Instalações da United Biopolymers, na Figueira da Foz.

Fundada em 2015, na Figueira da Foz, a United Biopolymers tem a sua génese na United Resins, empresa do mesmo grupo, especialista na produção de resinas derivadas de colofónia de pinheiro (muito utilizadas no fabrico de adesivos, tintas de impressão, e pastilhas elásticas).

Ainda no primeiro ano de produção a 100%, a United Biopolymers está atualmente a investir cerca de um milhão de Euros no aumento da capacidade produtiva de pellets. “Tendo por objetivo a exportação em escala, não deixamos de lado o mercado nacional, embora, no nosso país, a legislação, ou falta desta, seja um fator adverso ao crescimento da nossa indústria” referiu Rui Santos, um dos responsáveis pela empresa.

Além dos pellets, a United Biopolymers fornece também o polímero compatibilizante, sob o regime de licenças tecnológicas, principalmente a empresas de fora da união Europeia que procurem introduzir esta tecnologia nos mercados em que atuam, controlando a sua produção.

No Centro de Aplicações Industrial, a United Bioplolymers dispõe de equipamento de extrusão e impressão flexográfica de última geração...
No Centro de Aplicações Industrial, a United Bioplolymers dispõe de equipamento de extrusão e impressão flexográfica de última geração.

Nas suas instalações, a empresa dispõe ainda de um Centro de Aplicações Industrial, equipado com máquinas topo de gama, com capacidade para produzir compostos específicos, extrudir filme multicamada, realizar orientação mono-direcional, imprimir imagens a 6 cores de alta qualidade, e testar a estanquicidade em linhas de conversão. Este centro está disponível para receber os clientes interessados em saber mais sobre a tecnologia da empresa, podendo também servir para a produção de pequenas quantidades de material.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial