Talleres Filsa: controladores de nivel para sólidos y líquidos
Perfil de temperatura homogéneo e facilidade de gestão

Thermoplay apresenta novo bocal de canal quente de fluxo livre para injeção lateral direta

13/10/2020

A divisão estratégica Molding Solutions da Barnes Inc. ampliou a sua oferta de sistemas de injeção e bocais de canal quente. Para além do bocal de corte lateral 'Edgeline' da Männer, a Thermoplay pode agora oferecer um novo bocal de fluxo livre para injeção lateral.

O novo bocal de injeção lateral TFS está disponível em duas versões, com uma disposição de ponta radial ou linear (TFS-Radial e TFS-Linear). Os bocais TFS são particularmente adequados para moldar peças que requerem um ponto de injeção estético e quando a posição ideal de injeção é perpendicular à direção de abertura do molde. Estes incluem seringas, tampas, tubos, dispositivos médicos, assim como produtos para o cuidado pessoal, embalagens, fechos, componentes eletrónicos e técnicos.

foto
Fig. 1: Bocal Thermoplay TFS-Linear para injeção lateral de fluxo livre. Na imagem, a versão 4+4 pontos com disposição linear5. Foto: Thermoplay.

Distância entre pontos de injeção: 16 mm

O TFS-Linear está disponível na versão com pontas paralelas 2 + 2 ou 4 + 4, com uma distância mínima entre pontos de injeção de 16 mm. Por sua vez, o TFS-Radial está disponível com 1, 2 ou 4 pontas. Ambos os bocais TFS são capazes de injetar a maioria dos polímeros disponíveis comercialmente (PP, HDPE, HIPS, PMMA, POM, PC entre muitos outros).

foto
Fig. 2: Bocal para injeção lateral Thermoplay TFS-Radial de fluxo livre com 4 pontos de injeção Foto: Thermoplay.

Fiabilidade e facilidade de instalação

Uma característica especial do bocal linear TFS é que inclui um sistema para compensar a expansão térmica no sentido longitudinal. A área de selagem cilíndrica entre a ponta do bocal e a cavidade garante a máxima fiabilidade durante o processo de injeção.

O sistema de fixação das pontas no corpo do bocal permite que as operações de instalação e manutenção se realizem de forma fácil e rápida. As pontas dos bocais podem ser retiradas e substituídas em frio, diretamente na máquina de injeção, sem ter que se desmontar o molde. Primeiro, o corpo do bocal é instalado na placa do lado fixo do molde (metade quente) e depois as pontas instalam-se na cavidade.

Este procedimento oferece a vantagem de não se ter que partir as cavidades fazendo inserções de molde em separado.

foto
Fig. 3: Modelo de um molde de 16 cavidades com 8 bocais TFS-Radial de 2 pontos. Foto: Thermoplay.

Distribuição uniforme da temperatura

O perfil térmico dos produtos Thermoplay, marca representada pela O.C. Systems, atinge elevados padrões e foi dada especial atenção ao desenvolvimento das resistências do novo bocal de saída lateral. A Thermoplay utiliza um processo de produção patenteado testado ao longo dos anos para desenvolver e produzir todos os elementos de aquecimento patenteados no seu interior.

foto
Fig. 4: Molde de 16 cavidades com dois bocais TFS-Linear 4+4 pontos. Foto: Thermoplay.

Uma significativa poupança económica

A injeção lateral direta significa que não é necessário produzir com ramais/massalotes. Isto reduz significativamente os custos e as operações associadas à extração do canal de vazamento das peças moldadas, o volume do material e a sua eliminação ou reciclagem. Isto significa que a injeção lateral direta sem ‘massalote/ramal’ proporciona um valor acrescentado real ao processo em termos de eficiência e gestão.

foto
Fig.5 Modelo de molde de 16 cavidades com 2 bocais TFS-Linear 4+4 pontos. Foto: Thermoplay.

Facilidade operacional e fiabilidade

Os bocais laterais de fluxo livre TFS-Linear e TFS-Radial Thermoplay simplificam a conceção, a instalação e a manutenção de moldes compactos. Estes bocais refletem a filosofia da Thermoplay de proporcionar aos exigentes fabricantes de moldes produtos eficientes, fiáveis e fáceis de utilizar.

InterplastInterPlast Acompanhe no Facebook20 Years Jaba traduçao técnica especializada 4.0InterPlast

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - informação para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial