Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

A S-Console é controlada através do toque e dará ao utilizador uma experiência mais intuitiva e confortável

CeNTI e Simoldes desenvolvem consola 'inteligente’ para automóveis autónomos

17/11/2020

O Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI) e a Simoldes Plásticos desenvolveram, em conjunto, uma inovadora consola central automóvel que incorpora diversas funcionalidades inteligentes, pensadas para a condução autónoma. O projeto S-Console foi concluído em setembro de 2019 e está, atualmente, a ser apresentado às OEMs.

A S-Console integra materiais inteligentes e funcionais, bem como tecnologias de sensorização e iluminação

A S-Console integra materiais inteligentes e funcionais, bem como tecnologias de sensorização e iluminação.

O setor automóvel atravessa uma autêntica revolução, que passa, não só por novas fontes de energia, mas também por novas formas de condução. Nos próximos tempos, é expectável que surjam modelos de condução autónoma que garantam aos ocupantes do veículo maior segurança, mobilidade e conforto.

Para dar resposta a estes novos requisitos, o CeNTI e a Simoldes Plásticos desenvolveram uma consola central automóvel que vai permitir, por exemplo, carregar o telemóvel, aquecer ou refrigerar bebidas ou receber um alerta sempre que se deixe um objeto dentro do carro.

De acordo com o CeNTI, a S-Console “incorpora várias funcionalidades inteligentes e únicas, que atualmente ainda não estão ao dispor da indústria automóvel, além de responder às atuais necessidades da indústria 4.0 e a valores como a sustentabilidade e a eficiência.”

A consola incorpora ainda um seletor de mudanças automáticas totalmente inovador, atuado através de um simples toque, que se recolhe aquando é ativado o modo de condução autónoma. Impulsionar a relação homem-máquina e dar ao utilizador, em cada viagem, mais controlo, autonomia, segurança e tranquilidade são os principais objetivos da consola, que incorpora superfícies interativas, materiais funcionais e inteligentes e sistemas eletrónicos de comunicação.

Na sua produção, foram utilizadas tecnologias avançadas, sistemas de sensorização e de iluminação inovadores, conferindo-lhe maior valor estético e funcional. “Todas as funcionalidades foram desenvolvidas e monitorizadas para se ‘arrumarem’ dentro da consola. Deste modo, além de manter as suas linhas simples, seamless, conseguimos ter uma consola limpa e organizada, transmitindo tranquilidade ao utilizador", refere Inês Matos, uma das investigadoras responsáveis pelo projeto.

Apesar do impacto da atual pandemia e da queda de produção automóvel em Portugal, o setor continua a ser um dos mais importantes para a economia nacional e europeia.

Inovação também na sustentabilidade

A integração de materiais sustentáveis é também uma das principais características da S-Console. “Disponibilizar uma consola que é leve e, ao mesmo tempo, amiga do ambiente, é essencial, sobretudo numa altura em que a economia, a sociedade e a própria indústria automóvel se estão a mobilizar para promover a sustentabilidade”, realça a responsável.

Um exemplo é o tapete de cortiça colocado no sistema da gaveta inteligente disponibilizado pela empresa Sedacor. Foi ainda testado e prototipado um apoio de braço com esse mesmo material.

Na produção da nova consola foram utilizados materiais sustentáveis, como a cortiça

Na produção da nova consola foram utilizados materiais sustentáveis, como a cortiça.

O papel do CeNTI

Neste projeto, o CeNTI, entidade do sistema I&I, foi o principal dinamizador das tarefas de I&D, dado que possui o know-how e as mais recentes tecnologias na área dos materiais funcionais e inteligentes, sistemas eletrónicos de controlo, comunicação, sensorização e iluminação, garantindo a transferência dos desenvolvimentos para ambiente industrial.

Sandra Melo, gestora do projeto pela Simoldes Plásticos, explica as razões da escolha do CeNTI para este desafio: “A Simoldes Plásticos tem vindo a desenvolver, com sucesso, diversos projetos de integração de eletrónica nos seus componentes em pareceria com o CeNTI. Por isso, fazia todo o sentido trabalharmos juntos também no S-Console, complementando-se assim as competências necessárias para levarmos a cabo o projeto com sucesso”.

Apesar do impacto da atual pandemia e da queda de produção automóvel em Portugal – que, em março, foi de 46 por cento, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal - o setor automóvel continua a ser um dos mais importantes para a economia nacional e europeia.

Sobre o CeNTI

Fundado em 2006, o CeNTI resulta de uma parceria entre três universidades – Aveiro, Minho e Porto – e três entidades tecnológicas, nomeadamente o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, o CTIC – Centro Tecnológico das Indústrias do Couro e o CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel.

Tem atualmente uma equipa composta por mais de 100 colaboradores e está vocacionado para o desenvolvimento de novos produtos e soluções, tendo por base a nanotecnologia e os materiais funcionais e inteligentes.

Com uma forte ligação ao tecido empresarial, o CeNTI já participou em mais de 170 projetos com a indústria nacional e internacional e possui um portefólio de 67 pedidos de patentes ativas e 35 patentes concedidas.

Sobre a Simoldes Plásticos

A Simoldes Plásticos é uma empresa do português Grupo Simoldes, com sede em Oliveira de Azeméis, que atua no setor automóvel desde 1959. É especializada no desenvolvimento e produção de componentes plásticos por injeção e possui uma vasta carteira de clientes, em países como Espanha, França, Alemanha, Reino Unido e Polônia.

A Simoldes é um dos poucos Grupos com capacidade de suporte e produção de componentes automóveis para conceituadas marcas como grupo VW (Audi, SEAT, VW, SKODA), PSA, RSA, TOYOTA, BMW, entre outros.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial