Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Cluster automóvel lança projeto mobilizador para responder aos desafios tecnológicos do carro do futuro

17/02/2021
Foi a pensar no carro do futuro e nos desafios das novas tendências da mobilidade, que o cluster automóvel português reuniu 21 parceiros num novo projeto mobilizador. Com esta aliança entre ciência e empresas, pretende-se posicionar estrategicamente o setor automóvel nacional nas cadeias de valor globais do veículo do futuro.
Imagen

Intitulado ‘Portugal AutoCluster for the Future’, o projeto é liderado pela Simoldes Plásticos, e reúne empresas e entidades de investigação e desenvolvimento. Entre elas está o INEGI, cuja participação "oferece uma abordagem completa das diferentes áreas de conhecimento para o desenvolvimento da indústria automóvel”, afirma Isaac Ferreira, corresponsável pelo projeto no INEGI.

O objetivo é capacitar a indústria em torno de novas tecnologias – produtos e processos – e modelos emergentes de industrialização e operação, para assim impulsionar a internacionalização do setor.

Neste contexto, "os pilares de atuação do INEGI encontram-se alinhados com as mais recentes tendências mundiais”, afirma também João Silva, corresponsável pelo projeto. Desde o desenvolvimento de estruturas e materiais de baixo peso e elevado desempenho, à transformação dos sistemas produtivos para o paradigma da Indústria 4.0, digitalização e automação.

O automóvel do futuro, para o consórcio, desenha-se “conectado, elétrico e autónomo”, seguindo a tendência de ‘third living space’. Os novos materiais e estruturas serão também uma prioridade, em termos de eficiência e impacto ambiental. Preparar a indústria para esta nova realidade, exige desenvolver, testar e demonstrar novas tecnologias, metodologias e processos.

Inserido nos ‘Programas Mobilizadores’, que visam a promover o crescimento das atividades económicas intensivas em conhecimento e a criação de valor baseada na inovação, este projeto é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Portugal 2020.

Fonte: INEGI.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial