Dukane: soluções de soldadura para indústria de plásticos

Workshop digital aborda a utilização de CO2 na indústria como resposta ao desafio de uma economia ‘low-carbon’

Redação Induglobal28/04/2021

O instituto Aimplas vai realizar, no dia 18 de maio, um workshop digital sobre as utilizações inovadoras do CO2 para a indústria, no qual serão apresentadas as mais recentes inovações sobre o tema e os novos desenvolvimentos na utilização deste gás com efeito de estufa.

foto

Alinhado com o desafio de fornecer soluções que revertam as alterações climáticas e com uma economia de baixo carbono, este workshop apresentará a utilização do CO2 como uma ferramenta promissora para mitigar o problema e reduzir a dependência dos combustíveis fósseis. Este evento destina-se a empresas empenhadas em transformar o CO2 através da utilização de tecnologias inovadoras. Destacará o potencial da química para enfrentar os desafios industriais relacionados com a transição para uma economia descarbonizada, através da recuperação de CO2.

O workshop reunirá especialistas na área das energias renováveis, desenvolvimento de novos produtos químicos, combustíveis ou polímeros e irá explorar novos desafios de investigação para a utilização de CO2. Amador García, gestor de tecnologias da Aimplas, irá abrir o evento. Depois, Adolfo Benedito, investigador em descarbonização na Aimplas, abordará a conversão de CO2 em metanol utilizando tecnologias alternativas de reatores, tais como microondas, plasma ou indução magnética.

Posteriormente, Thomas Schaub, da BASF, falará sobre a utilização do CO2 como bloco de construção de exo-vinilenocarbonatos para a síntese de poliuretanos sem isocianatos. Depois, Juan Ramón Morante, da IREC, discutirá os catalisadores e sistemas para produtos de base renovável em transformações eletroquímicas de CO2.

Após o intervalo, Jeff Uhrig, da Novomer, apresentará polímeros densos de oxigénio para o uso eficiente de CO2 e Vesna Middelkoop, da Vito, discutirá a utilização de CO2 através de tecnologias de impressão 3D. Babette Pettersen, da Lanzatech, apresentará a sua visão sobre a criação de valor a partir da captura de carbono e Heikki Koponen, da QPower, falará sobre a utilização do CO2 como fonte para a produção de combustível sintético.

Jaba: tradução 4.0

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - informação para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial