Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Projeto 'ConPosting' pretende digitalizar a compostagem caseira

Lipor e FhP-Aicos desenvolvem tecnologia para aumentar a eficiência da gestão de resíduos

Redação Induglobal05/05/2021

Como forma de melhorar a eficiência da gestão de resíduos, a Lipor e o centro de investigação Fraunhofer Portugal Aicos (FhP-Aicos) estão a desenvolver uma solução tecnológica que permite aos cidadãos fazerem parte do processo, envolvendo-os em atividades de compostagem. ConPosting é o sistema em desenvolvimento que contempla um conjunto de sensores, uma aplicação móvel e um portal web.

Imagen
O objetivo é que, através da sensorização/digitalização dos compostores, seja possível monitorizar a valorização dos biorresíduos através da compostagem caseira. Este processo descentralizado permitiu em 2020, com o contributo dos cidadãos, que fossem valorizados localmente cerca de 6.500 toneladas de biorresíduos.

Através de sensores adaptados ao compostor é possível recolher e monitorizar alguns dados como, por exemplo, a temperatura e a humidade. A monitorização do processo de compostagem passa a ser mais simples e eficaz pois é acompanhada tanto pelo cidadão que, através de uma aplicação móvel, pode melhorar e direcionar o processo de compostagem; como por parte dos profissionais da LIPOR que, através de um portal web, conseguem acompanhar todo o processo remotamente.

A utilização do ConPosting vai permitir um sistema mais eficiente, evitando deslocações desnecessárias por parte das equipas da LIPOR e, simultaneamente, melhorando o processo de compostagem.

O processo é simples. O cidadão recebe, gratuitamente e após uma formação, um compostor com o qual inicia a sua compostagem caseira. A monitorização e o acompanhamento de todo o processo de compostagem pode ser feito tanto pelo cidadão, através da aplicação no seu telemóvel, como dos técnicos da Lipor, através do portal web disponibilizado.

O ConPosting inclui ainda uma linha de comunicação entre os cidadãos e os técnicos da Lipor para esclarecimento de dúvidas e através da qual podem também receber dicas de jardinagem, uma vez que os resultados da compostagem (processo que demora cerca de 6 meses) são utilizados como 'adubo natural'.
Para além da importância no impacto ambiental da cidade e na gestão de resíduos, o ConPosting pretende melhorar não só a vida dos habitantes, mas também reduzir os custos de recolha e tratamento de resíduos, aumentando assim a sua eficiência e aplicando técnicas de gestão de resíduos voltadas para a comunidade.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial