Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Intraplás inicia produção de embalagens para iogurte a partir de rPS

Luísa Santos08/06/2021

A Intraplás iniciou a produção, à escala industrial, de embalagens para iogurte com integração de poliestireno reciclado quimicamente, em estreita colaboração com a Total, a Trinseo e a General Mills - Yoplait. Para já, as embalagens com certificação ISCC Plus destinam-se apenas ao mercado francês.

foto

O projeto piloto teve início em 2020, por iniciativa da empresa portuguesa, com o intuito de dar resposta à crescente procura, por parte do consumidor e da indústria alimentar, de soluções de embalagem sustentáveis. “Estando a Intraplás no meio da cadeia de fornecimento alimentar, quisemos criar o elo entre os produtores de polímeros e os seus clientes, fabricantes de iogurtes, no desenvolvimento de uma solução que responda aos desafios ambientais da atualidade”, afirma Ana Carneiro, COO da empresa.

O material utilizado, rPS resultante de reciclagem química, mantém as mesmas características funcionais e de segurança alimentar de um polímero virgem e está homologado e certificado para o contacto com alimentos. “Todos os pontos da cadeia de valor envolvidos no processo, incluindo as alegações de percentagem de reciclado incorporado e a rastreabilidade de todo o circuito, estão validados por uma Entidade Certificadora”, assegura Ana Carneiro.

foto
Ana Carneiro (à esquerda) e Marisa Alves.

No processo de reciclagem química, os resíduos de plásticos mistos pós-consumo são despolimerizados por pirólise, dando origem ao ‘tacoil’, que permite a produção do seu monómero e, consequentemente, a produção de rPS com caraterísticas iguais ao PS virgem.

Depois de receber o rPS da Total, a Intraplás transforma-o em laminado termoplástico, através do processo de extrusão. Posteriormente, os copos de iogurte são termoformados e enchidos na fábrica da Yoplait. No fim de vida, as embalagens são 100% recicláveis.

Procura cresce também no mercado nacional

De acordo com Marisa Alves, CMO da Intraplás, a crescente procura por embalagens recicladas que cumpram com os requisitos da economia circular verifica-se também no mercado nacional: “Atualmente, a Intraplás já tem a capacidade para produzir este tipo de embalagem à escala industrial e estamos a desenvolver projetos, em parceira com importantes clientes, para implementar esta solução em Portugal”, revela a responsável.

Jaba: tradução 4.0

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial